A equipe feminina do Brasil venceu no domingo (18) pré-Olímpico da América do Sul de Rugby Sevens, disputado em Montevidéu (URU) e garantiu vaga nos Jogos de 2024, em Paris.
As “Yaras”, apelido do time, venceram todas as partidas que disputaram, fechando na liderança com seis vitórias. Mas a vaga em Paris veio na penúltima rodada, com a surpreendente derrota da Colômbia para o Uruguai por 17-12.
Assim, nenhuma equipe poderia mais alcançar o Brasil, que terminou a campanha com uma vitória de sobre a Colômbia por 38-0.
A Argentina e o Paraguai vão disputar a repescagem mundial.
O Brasil conquistou pela 21ª vez o torneio, que foi válido também como o Sul-Americano da modalidade e a equipe mantém os 100% de participação olímpica desde que o sevens foi admitido nos Jogos, no Rio 2016.
Brasil se classifica para a repescagem mundial no masculino
No torneio masculino, o Brasil terminou com a terceira colocação e terá a chance de disputar a repescagem mundial.
O time terminou a primeira fase com três vitórias e duas derrotas, na terceira colocação e decidiu o bronze com a Colômbia. No jogo, chegou a estar perdendo por 14-0 e conseguiu empatar, forçando a prorrogação.
No tempo extra, com try de ouro de Massar, venceu por 19-14 e assegurou a vaga na repescagem, que será disputada em maio do ano que vem e dará a última vaga para Paris 2024.
Uruguai e Chile decidiram a vaga continental e os uruguaios levaram a melhor, ganhando por 12-5 e se classificando para Paris. Os chilenos também disputarão a repescagem mundial.
Fonte: Surto Olímpico