Era Cenozoica é a Era geológica iniciada há 65 milhões de anos, mas que ainda não terminou. Nela, o planeta se reorganizou até seu estágio atual de evolução biológica e geológica.
A Era Cenozoica é uma era geológica que começou há 65,5 milhões de anos e que se estende até o período atual. Iniciada após o fim da Era Mesozoica, tem como antecedentes a extinção em massa que fez com que os dinossauros desaparecessem do planeta Terra com outras espécies de animais e plantas.
Foi no início da Era Cenozoica que o planeta Terra chegou ao seu atual estágio de evolução em termos de geologia e configuração da superfície, com os continentes ocupando as posições atuais. Muitas espécies de animais e de plantas surgiram nessa era, o que foi importante para a atual composição da biosfera terrestre.
Os seres humanos surgiram na Era Cenozoica, com o período mais recente dessa era sendo caracterizado pela relação entre seres humanos e a natureza e as alterações antrópicas no meio ambiente.
Resumo sobre a Era Cenozoica
- A Era Cenozoica é a era geológica em que nos encontramos atualmente, tendo se iniciado há aproximadamente 65,5 milhões de anos.
- Iniciou-se após o fim do Período Cretáceo da Era Mesozoica, ou seja, foi antecedida por uma extinção em massa que ocasionou o desaparecimento dos dinossauros.
- Diversos acontecimentos complexos tiveram lugar na Era Cenozoica, razão pela qual a sua subdivisão é feita em períodos e épocas:
- Paleógeno: Paleoceno, Eoceno e Oligoceno.
- Neógeno: Mioceno, Plioceno, Pleistoceno e Holoceno.
- No início da Era Cenozoica, a configuração da superfície terrestre já se assemelhava àquela que conhecemos hoje, tendo havido alguns ajustes por causa dos movimentos tectônicos.
- Eras do gelo e períodos de maior aquecimento caracterizam o clima do planeta na Era Cenozoica.
- Movimentos orogenéticos tiveram início logo no começo da Era Cenozoica, o que provocou o soerguimento de grandes cordilheiras, como os Himalaias.
- A biosfera se modificou muito na Era Cenozoica, com o surgimento de grandes mamíferos, insetos, peixes e primatas, chegando até aos seres humanos.
- O último período do Neógeno é caracterizado pelas transformações realizadas pelo ser humano no meio ambiente.
- A Era Cenozoica, diferentemente das demais eras geológicas, ainda não chegou ao fim.
O que foi a Era Cenozoica?
A Era Cenozoica é a era geológica mais recente do Éon Fanerozoico. Trata-se do intervalo de tempo geológico que começou há 65,5 milhões de anos no passado, com o fim da Era Mesozoica, e que se estende até os dias atuais. Portanto, desde o início da Era Cenozoica, o planeta Terra já mostrava algumas das características que conhecemos atualmente, como a distribuição climática e a forma dos continentes.
Devido à enorme complexidade dos eventos que marcam a Era Cenozoica, convencionou-se dividi-la em dois períodos:
- Paleógeno;
- Neógeno.
Existem pesquisadores que acrescentam um período, o Quaternário, que descreveria a complexa relação dos seres humanos com o meio natural.
Cada um dos períodos da Era Cenozoica é subdividido em épocas, que melhor descrevem os processos de transformação sofridos pelo clima, pela estrutura geológica e pela biosfera terrestre. Assim sendo, as épocas da Era Cenozoica são:
- Paleoceno, Eoceno e Oligoceno (épocas do Paleógeno);
- Mioceno, Plioceno, Pleistoceno e Holoceno (épocas do Neógeno).
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
Contexto da Era Cenozoica
A Era Cenozoica é a era geológica em que estamos vivendo, iniciada com o fim do Período Cretáceo, que pertence à Era Mesozoica. Esse último intervalo da era que antecedeu a atual teve como um de seus principais acontecimentos a abertura do oceano Atlântico e o princípio da formação da dorsal Mesoatlântica. Por conta desse movimento de expansão do assoalho oceânico, que era mais intenso no Hemisfério Sul, a América do Sul e a África se tornaram dois blocos distintos, o que atuou também no modelado do relevo das costas africana e americana.
A movimentação de placas tectônicas que provocou o afastamento dos continentes também promoveu alterações no clima do planeta Terra. Um grande volume de água se deslocou em direção aos polos, e isso fez com que houvesse maior equilíbrio nas condições atmosféricas. Por isso, o clima terrestre se tornou mais ameno durante o período que antecedeu a Era Cenozoica.
Durante o Período Cretáceo, os dinossauros ainda eram os animais dominantes na superfície terrestre. Muitas espécies de pássaros e de mamíferos haviam surgido, e a vida vegetal do planeta Terra havia ganhado espécimes geradoras de flores. Pode-se dizer que a biodiversidade se ampliou durante o Cretáceo, e esse foi um marco de toda a Era Mesozoica.
Entretanto, o impacto de um asteroide alterou drasticamente a composição da biosfera, causando a extinção dos dinossauros e a eliminação de cerca de 80% dos animais e das plantas. Esse evento de extinção em massa encerrou a Era Mesozoica, e marcou o início da Era Cenozoica.
Quais as características da Era Cenozoica?
A Era Cenozoica é a única das eras geológicas que tem começo, mas ainda não tem final determinado. Isso porque ela se iniciou há 65,5 milhões de anos e se estende até o momento atual. O termo “Cenozoica” significa “nova vida” ou ‘vida recente”, o que está diretamente relacionado com o fato de essa era ser caracterizada pelo surgimento de novas formas de vida comparativamente às anteriores.
Os primeiros primatas, os ancestrais dos seres humanos e a própria humanidade se desenvolveram durante a Era Cenozoica com inúmeras espécies de insetos, mamíferos, répteis e peixes. As plantas originadas em períodos anteriores se desenvolveram, ao mesmo tempo em que novas surgiram.
Durante a Era Cenozoica, novas feições de relevo surgiram na superfície terrestre, destacando-se os dobramentos modernos. Essas formas são o resultado do movimento de orogenia que acontece em regiões de encontro de placas tectônicas, e caracterizam as maiores montanhas e cordilheiras do mundo, como a cordilheira do Himalaia e a cordilheira dos Andes.
Períodos da Era Cenozoica em ordem cronológica
A Era Cenozoica é divida em dois períodos geológicos, e cada um deles é separado por épocas. Nas tabelas a seguir, trazemos as subdivisões da Era Cenozoica em ordem cronológica, com os principais acontecimentos de cada uma delas.
Paleógeno | ||
Época | Intervalo de tempo | Principais acontecimentos |
Paleoceno | 65,5 a 55,8 milhões de anos | Ressurgimento de formas de vida com a evolução de muitos mamíferos, répteis e roedores. Novas plantas surgiram e se desenvolveram, bem como aquelas que restaram da extinção passada evoluíram. O clima da Terra era mais quente e uniforme. |
Eoceno | 55,8 a 33,9 milhões de anos | Mamíferos gigantes, como as baleias, bem como morcegos e outros espécimes surgiram. Os primatas começaram a se desenvolver, e pássaros e plantas se diversificaram e se difundiram pelo planeta. As temperaturas terrestres no Eoceno foram as mais altas registradas na Era Cenozoica. |
Oligoceno | 33,9 a 23 milhões de anos | Houve a intensificação dos movimentos de placas tectônicas, o que isolava cada vez mais subcontinentes, como aqueles da América; e o resfriamento gradativo do planeta. A Antártida começou a ganhar suas características atuais durante o Oligoceno, com a expansão de sua camada de gelo. Campos de gramíneas começaram a aparecer, e os ancestrais dos animais que hoje conhecemos como domésticos apareceram. |
Neógeno | ||
Época | Intervalo de tempo | Principais acontecimentos |
Mioceno | 23 a 5,3 milhões de anos | O orogenismo começou na Terra, o que causou o soerguimento de grandes cadeias montanhosas, como os Himalaias. Com o resfriamento do clima do planeta, biomas de climas amenos e frios apareceram, como os estepes e as pradarias. Os mamíferos se diversificaram cada vez mais, ao mesmo tempo que os primatas surgiram. |
Plioceno | 5,3 a 1,8 milhão de anos | Os montes Apalaches começaram a se formar, ao mesmo tempo que os Himalaias continuavam a evoluir. Os continentes se encontravam praticamente na posição em que se encontram hoje, e o clima do planeta esteve mais quente no início do Plioceno do que no final. Os grandes mamíferos que surgiram no período anterior, como os mamutes, desapareceram por causa da flutuação no clima, ao mesmo tempo em que hominídeos começaram a se desenvolver. |
Pleistoceno | 1,8 milhão a 10.000 anos | Eras do gelo aconteceram durante o Pleistoceno, o que significou alterações tanto no clima do planeta (aquecimento e resfriamento) quanto no nível dos oceanos. Muitos animais e plantas não resistiram a essas mudanças e acabaram extintos. Os seres humanos modernos passaram a viver na superfície terrestre e a ocupar diversas regiões do planeta, com exceção dos polos terrestres. Os continentes, aliás, já se encontravam na posição atual. |
Holoceno | 10.000 anos até o presente | Temos o planeta Terra tal qual o conhecemos hoje, no que diz respeito tanto à sua estrutura geológica quanto à sua composição biológica e atmosférica. Os seres humanos se organizaram em sociedade e tornaram-se dominantes no planeta. Seu ordenamento socioespacial resultou na exploração dos recursos naturais e nas transformações impostas ao meio ambiente, o que levou muitos pesquisadores a quererem rebatizar o Holoceno de Antropoceno, haja vista a influência da atividade antrópica no planeta Terra. |
Principais acontecimentos da Era Cenozoica
A Era Cenozoica é fundamental para compreendermos a evolução dos seres humanos e os ajustes geológicos e climáticos que aconteceram no planeta Terra para chegarmos até o momento atual. Assim, temos que os principais acontecimentos dessa era foram:
- Ressurgimento de formas de vida e diversificação das espécies.
- Continuidade do movimento das placas tectônicas que resultou na atual configuração da superfície terrestre, com a posição dos continentes da maneira como conhecemos.
- Movimentos orogenéticos que deram origem a grandes cadeias montanhosas.
- Diversificação de biomas, principalmente aqueles de clima ameno e de clima frio.
- Sucessão entre eras do gelo e períodos de maiores temperaturas, flutuação essa que causou queda na biodiversidade.
- Surgimento dos primatas e evolução dos hominídeos, chegando até os seres humanos modernos.
- Organização dos seres humanos em sociedade, com a exploração de recursos naturais, o desenvolvimento de um sistema econômico e de estruturas espaciais como as cidades, o que interferiu diretamente no equilíbrio do meio ambiente.
Fim da Era Cenozoica
Diferentemente das demais eras geológicas, a Era Cenozoica ainda não teve fim, de modo que estamos vivendo, atualmente, nesse momento do tempo geológico, o qual se iniciou há mais de 65 milhões de anos.
Escala de tempo geológico
A escala de tempo geológico é a linha temporal que reconta o processo de surgimento e evolução do planeta Terra considerando o tempo geocronológico. Cada subdivisão da escala de tempo geológico tem entre bilhões e milhões de anos, e a compartimentação é feita da seguinte maneira:
- éons;
- eras geológicas;
- períodos geológicos;
- épocas.
- períodos geológicos;
- eras geológicas;
Para saber mais detalhes sobre a escala de tempo geológico, clique aqui.
Fontes
TEIXEIRA, Wilson.; FAIRCHILD, Thomas Rich.; TOLEDO, Maria Cristina Motta de; TAIOLI, Fabio. (Orgs.) Decifrando a Terra. São Paulo, SP: Companhia Editora Nacional, 2009, 2ª ed.
YOUTH AND EDUCATION IN SCIENCE (YES). Cenozoic. United States Geological Survey (USGS), [s.d.]. Disponível em: https://www.usgs.gov/youth-and-education-in-science/cenozoic.
Publicado por Paloma Guitarrara