O Colégio Estadual Professora Maria Bastos Melo, em Ipirá (NTE15), recebe, no dia 08 de maio, a 12ª edição da Caravana Digital. A ação, promovida pela Secretaria de Educação do Estado, através do Instituto Anísio Teixeira (IAT), mobilizará cerca de 800 estudantes e 22 professores da unidade escolar e de outras escolas do município.
Durante dois turnos, educadores e técnicos do IAT realizarão atividades lúdicas e formativas em que estudantes e docentes terão acesso a tecnologias, experimentos, atividades interativas e jogos analógicos e digitais. Será possível realizar interações envolvendo realidade aumentada, Makey Makey, fotografias com chromakey, labirinto de arame gigante alquimétricos e massinha condutiva.
Também está prevista, para os educadores e estudantes, a realização de duas oficinas: Podcast e Produção Audiovisual com Smartphones. As atividades terão carga horária de 4h.
“É com grande satisfação que a Caravana Digital chega ao Território da Bacia do Jacuípe. Para Ipirá estamos levando diversos experimentos, sempre com muitas atualizações, para garantir que tenhamos um fluxo constante de estudantes envolvidos dentro deste processo de aprendizagem coletiva, que é também uma aprendizagem mais dinâmica, mais fluida, onde eles aprendem fazendo, brincado, experimentando”, afirmou o coordenador da Rede Anísio Teixeira e um dos responsáveis pelo projeto das Caravanas Digitais, Gabriel Luhan.
A Caravana Digital visa potencializar o engajamento estudantil e da comunidade escolar por meio de experimentações e inovações tecnológicas de baixo custo, acessíveis para implementação nas escolas. A ideia central é demonstrar como pequenas intervenções e inovações podem movimentar a escola e ampliar o interesse pela aprendizagem, a fim de valorizar projetos e produções das mesmas e, assim, demonstrar que todos são capazes de realizar ações que mobilizem as respectivas comunidades escolares.
Fonte: Gov.ba / Foto: Divulgação