Por Rayllanna Lima – Todas as escolas baianas da rede pública de ensino passaram por obras para se adequarem às novas regras de segurança sanitária, implantadas como prevenção do novo coronavírus, que provoca a Covid-19. Foi o que afirmou ontem (3) o governador da Bahia, Rui Costa.
Além das mudanças na estrutura física das unidades, o governo também já começou a aplicar testes do vírus em alunos, professores e diretores, visando a retomada do ano letivo, suspenso devido à pandemia. Até o momento, três cidades receberam a estratégia e outras três devem passar pelo menos procedimento nos próximos dias.
“Nós já fizemos em três cidades: Ipiaú, Itajuípe e Uruçuca. Em duas das cidades nós encontramos 10% da população estudantil e professores já com positivo. Dez vezes acima da média da contaminação da cidade. Vamos fazer essa semana Jequié, Itabuna e Ilhéus. Queremos ver o perfil de contaminação”, disse Rui.
O chefe do Executivo estadual explicou ainda sobre as demais intervenções que estão sendo adotadas como parte do planejamento para retomar o ano letivo de 2020, que deve seguir até fevereiro do próximo ano, com aulas previstas para ocorrerem em todos os sábados, a partir da reabertura das escolas.
“Estamos revisando toda instalação sanitária dos banheiros e acrescentando lavabos na área externa ou no pátio, instalando lugares para passar álcool. Quando os alunos voltarem, vai ter mais pias para lavar as mãos. E provavelmente vamos dividir a turma em duas para garantir o distanciamento social. Sempre existiria uma carteira vazia entre um aluno e outro. E uso obrigatório de máscara por todos”, afirmou.
Também está em andamento o processo de instalação de banda larga em todas as unidades, segundo o governador. A estratégia visa sobretudo beneficiar os estudantes que residem na zona rural. “Vão poder baixar no celular e, em casa, executar as tarefas. Vai ter tudo carregado no celular”, declarou o governador.
Apesar de avançar com as medidas que visam retomar o ano letivo, Rui Costa disse que ainda não há previsão de quando as escolas voltarão a funcionar para receber os alunos com aulas presenciais. De acordo com ele, tudo vai depender da movimentação do vírus no estado. “Não quero falar uma data e depois ter que adiar.
Fonte: Tribuna da Bahia