A premiada escritora chilena Sara Bertrand está de volta a Bahia, desta vez para o lançamento de “Escrever as mães”, seu mais novo livro no qual aborda o universo da maternidade. “Assim como a própria maternidade e suas múltiplas formas de se tornar possível, ‘Escrever as mães’ não pretende ser um livro de receitas sobre como ser mãe. Longe disso. É, acima de tudo, uma reflexão sobre a diferença. Sobre a impossibilidade de reunir em um único cânone e em uma única instituição a figura da mãe, porque há tantas mães quanto crianças, tantas experiências diferentes quanto mulheres e crianças”, adianta Sara. No Brasil, os livros da chilena são editados pela baiana Solisluna Editora em parceria com o Selo Emília.
Em sua curta temporada na Bahia, ela ainda ministrará a oficina inédita de escrita criativa “Zona de Trabalho – um lugar para a beleza”. A autora adianta que memórias e contos tradicionais serão utilizados como materiais primordiais, além de papel e caneta. “Muitas vezes, ao relatar um evento em nossa vida, nossa memória faz o que a memória precisa fazer, ou seja, reparar, acomodar, ordenar e, assim, tornar digerível a versão da realidade que foi armazenada. Desmontaremos as histórias para remontá-las à nossa maneira; será, acima de tudo, uma busca por aquele lugar que guarda a beleza de nossas lembranças“, afirma.
A escritora diz acreditar firmemente que a literatura não tem idade. “Para mim, não há diferença quando escrevo para crianças ou quando escrevo para adultos. Sinto-me igualmente comprometida com as palavras, igualmente exigida por aquela imagem que quer ser descoberta e que, para se mostrar em sua forma plena, precisa render-se com o exercício da escrita. Afinal de contas, é disso que se trata a escrita: suar longas horas até que o que está lutando para sair seja mostrado em sua totalidade”, finaliza.
A agenda de Sara também inclui atividades na Festa Literária Internacional de Praia do Forte. Autora de livros para todas as idades, ela dá voz a uma contação de histórias para os mais novos na sexta (17), às 14h, no Espaço Ninho FLIPF. Na literatura infanto-juvenil, Sara escreveu “Lá fora, os fantasmas”, “A memória do bosque” e “A mulher da Guarda”, que recebeu o selo de distinção da Cátedra UNESCO 2019 no Brasil. Já no sábado (18), às 10h30, acontece no espaço Rede de Livros, no centro da Vila de Praia do Forte, a mesa “A palavra que nos tece”. Ao lado da psicóloga Lilia Gramacho e mediada por Valéria Pergentino, a escritora provoca reflexões sobre o exercício de transformar o cotidiano em palavras como estratégia para poetizá-lo.
“Espero que possamos compartilhar algo de nossas próprias buscas literárias e nosso compromisso total com a narrativa como um instrumento de transformação humana”, afirma ela. Ao final da mesa, as autoras lançam seus livros com autógrafos para os leitores presentes. Também na FLIPF, Sara tem programada uma sessão de autógrafos para “Escrever as Mães”, no Ca(r)rinho de Livros da Solisluna Editora.
Serviço
Oficina de escrita criativa “Zona de trabalho – um lugar para a beleza”, com Sara Bertrand
Onde: Livraria LDM do Shopping Bela Vista, Salvador;
Quando: 20 a 22 de maio (das 18h às 21h nos dias 20 e 21 e das 17h às 19h no dia 22);
Quanto: a partir de R$ 330.
Lançamento do livro “Escrever as Mães” + sessão de autógrafos, com Sara Bertrand
Onde: Livraria LDM do Shopping Bela Vista, Salvador;
Quando: 22 de maio, às 19h;
Entrada gratuita.
Fonte: Alô alô Bahia / Foto: Divulgação