Estudantes da rede estadual de Serrinha são premiados por projeto científico em evento da Samsung

educação

Estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Sisal, localizado no município de Serrinha, foram premiados, na 11ª edição do Solve For Tomorrow. Trata-se de um programa global de cidadania corporativa da empresa Samsung, voltado à sustentabilidade e tecnologia, com o objetivo de estimular alunos do Ensino Médio de escolas públicas a identificarem problemas reais e desenvolverem soluções científicas e tecnológicas.

Desenvolvido pelos estudantes Felipe Macedo, Claudemir Carvalho e Thiago Ferreira, do 1º ano do curso técnico de Administração, o trabalho nasceu da ideia de reaproveitar o grande volume de papel produzido no Cetep do Sisal e descartado aleatoriamente. Com o projeto científico “Biocimento: blocos de papel para pavimentação intertravada de calçadas”, eles conquistaram os prêmios de Menção Honrosa e de Voto Popular, sendo o mais votado, totalizando 20.208 votos.

Felipe Macedo, 16 anos, falou da importância do reconhecimento do projeto. Esses prêmios são sobre o reconhecimento de meses de trabalho e dedicação da nossa equipe. É sobre representar a Bahia em uma competição nacional e mostrar que na Região do Sisal tem educação de qualidade. Levamos um aprendizado imensurável e pudemos por em prática o nosso perfil empreendedor”.

Segundo o professor e orientador Thales Nascimento, ele sempre engaja os seus alunos na busca de solucionarem problemas locais da comunidade. “Eu os inspiro a pensarem e serem protagonistas da sua própria história. O biocimento é a prova de que podemos fazer educação pública de qualidade e transformadora. Os prêmios são reconhecimentos que dinheiro nenhum pagaria”, comentou.

Bahia Faz Ciência – O projeto também participou do Bahia Faz Ciência, iniciativa da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que consiste em uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação de forma a contribuir com a melhoria da vida da população em temas importantes, como saúde, educação e segurança, entre outros.

Fonte: Ascom. Jornalismo / Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *