Duas estudantes do curso de Direito da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus XX, em Brumado, alcançaram o 1º e 2º lugar na Jornada de Iniciação Científica da instituição, garantindo vaga para apresentar seus trabalhos no maior evento científico do país, promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Adriele de Lima Silva, do 10º semestre, e Ludmila de Azevedo Fogaça, do 9º semestre, foram as pesquisadoras premiadas. Seus estudos, orientados pelo professor Gilberto Batista, focam nos impactos da inteligência artificial (IA) no campo jurídico, conquistando o pódio na área de Ciências Sociais Aplicadas.
Os títulos dos trabalhos são: “O Homem Bicentenário (2023): A Superação da Dicotomia Homem-Máquina Face à Frágil Regularização da Inteligência Artificial (IA)” (1º lugar) e “O Homem Bicentenário (2023): A Responsabilização Jurídica de IAs e a Subversão do Conceito de Autonomia da Vontade” (2º lugar).
Além do reconhecimento universitário, a dupla representará a Uneb na Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), que ocorrerá durante a Reunião Anual da SBPC. As informações foram confirmadas pelo Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias.
Para o professor Gilberto Batista, os resultados são uma prova de que a pesquisa científica de qualidade pode florescer longe dos grandes centros, contribuindo significativamente para a interiorização da ciência e do conhecimento no Brasil.