Estudantes internacionais visitam Quilombo Manzo em passeio cultural

cultura

O setor de Acolhimento da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), juntamente com os professores do programa PEC-PLE promoveu mais uma Atividade de Formação Multicultural (AFMC) com uma visita à Comunidade Quilombola Manzo Ngunzo Kaiango, quilombo localizado na Zona Leste da cidade de Belo Horizonte.

Na atividade, os estudantes internacionais tiveram a oportunidade de conhecer uma parte importante da história brasileira: o quilombo ou mocambo, que eram comunidades formadas majoritariamente por remanescentes de fugitivos da escravização e, atualmente, é uma organização social própria, que em outubro de 2018, foi registrado como Patrimônio Cultural do estado de Minas Gerais, na categoria de lugares.

Em roda de conversa, os intercambistas fizeram diversas perguntas sobre o movimento de luta das comunidades quilombolas e sobre as religiões de matriz africana para Makota Kidoialê, liderança quilombola presente na visita.

Após a roda de conversas, os membros do quilombo ofereceram um lanche com canjica doce, prato típico brasileiro, para os estudantes internacionais experimentarem.

A visita foi promovida pelo setor de Acolhimento da DRI-UFMG, coordenado por Elaine Parreiras com apoio de Jéssica Pereira e Lisly Antunes, em parceria com professores do programa PEC-PLE, Maria Zilda Bibiano, Mateus Ferraz e Ariana Fernanda.

Fonte: UFMG / Foto: UFMG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *