Confronto acontece nesta quarta-feira (06) no Alabama; Trump não estará presente de novo
Quatro candidatos se qualificaram para o quarto debate preliminar presidencial do partido republicano que acontece nesta quarta-feira (06) à noite no Alabama, nos EUA. A informação foi confirmada pelo Comitê Nacional Republicano e a emissora de debates NewsNation.
O governador da Flórida, Ron Desantis, a ex-governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, o empresário Vivek Ramaswamy e o ex-governador de Nova Jersey, Chris Christie vão se enfrentar na cidade de Tuscaloosa no que será o menor palco de debate até agora neste ano.
O ex-presidente Donald Trump, o favorito para a indicação do partido republicano, não participará do evento, como aconteceu durante todo este ano. Na mesma noite, ele estará em um evento de arrecadação de fundos para a própria campanha, na Flórida.
Para participar do novo debate, os candidatos tiveram que atender aos critérios de doadores e votação mais elevados estabelecidos pelo Comitê Nacional Republicano. Eles deveriam ter pelo menos 80.000 doadores únicos, com pelo menos 200 em 20 estados ou territórios. Eles também tiveram que marcar pelo menos 6% de intenções de voto em duas pesquisas nacionais qualificadas ou em uma pesquisa nacional e duas pesquisas de estados separados de votação antecipada: Iowa, New Hampshire, Carolina do Sul ou Nevada. Semelhante às condições para debates anteriores, o comitê também exigiu que os candidatos assinassem uma promessa comprometendo-se a apoiar o eventual candidato republicano.
Mais cedo, o governador da Dakota do Norte, Doug Burgum, criticou os critérios mais rígidos para a qualificação ao debate e, ao mesmo tempo, confirmou que deixaria a disputa por uma indicação do partido republicano.
“Os critérios para o debate impostos pelo clube do comitê republicano estão nacionalizando o processo primário e tirando o poder democrático dos cidadãos engajados e atenciosos de Iowa e New Hampshire”, disse Burgum, que se qualificou para os primeiros dois debates, mas não para o terceiro em Miami.
“Esses critérios arbitrários garantem vantagens para candidatos dos principais mercados de mídia. Nenhum dos critérios de debate diz respeito às qualificações relacionadas com o desempenho efetivo do cargo de presidente. Esse esforço para nacionalizar o sistema primário não é saudável para o futuro do partido, especialmente para um partido que proclama valorizar a liderança de fora de Washington”, acrescentou.
O ex-governador do Arkansas, Asa Hutchinson, permanece na disputa pelo partido republicano, embora ele não tenha se qualificado para nenhum debate primário desde sua aparição no primeiro confronto em Milwaukee em agosto.
Enquanto isso, antes do debate, funcionários da campanha do presidente Joe Biden e vários democratas proeminentes, incluindo o senador Doug Jones, planejam realizar uma coletiva de imprensa na quarta-feira (06) em Tuscaloosa para destacar “como a agenda de Donald Trump está em exibição no Alabama e os riscos disso para a eleição de 2024”, de acordo com um comunicado de imprensa da campanha de Biden.
📲 Clique aqui e participe do Canal do Ipirá City no WhatsApp
Fonte: CNN