Eunápolis é uma das cidades baianas que terão obras de saneamento incluídas no Novo PAC 2025. Ao todo, a Embasa teve 42 projetos selecionados, com previsão de R$ 7,3 bilhões em investimentos, voltados à ampliação e implantação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em diversas regiões do estado.
Na área de esgotamento sanitário, além de Eunápolis, os projetos contemplam os municípios de Salvador, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Ilhéus, Brumado e Pojuca, com foco na ampliação e implantação de sistemas para atender à crescente demanda urbana.
Já no abastecimento de água, os investimentos incluem a ampliação dos sistemas de Salvador e Região Metropolitana, além de Irecê, Amargosa, Seabra, Miguel Calmon, Piritiba, Mundo Novo, Itaberaba, Ruy Barbosa, Macajuba, Baixa Grande e localidades do Litoral Norte.
Segundo o presidente da Embasa, Gildeone Almeida, a empresa vem acelerando os investimentos para avançar na universalização do saneamento. Com a seleção dos projetos no Novo PAC 2025, a expectativa é iniciar os processos licitatórios no primeiro semestre de 2026, dando início às obras em todo o estado.
O anúncio foi feito em Brasília pelo ministro das Cidades, Jader Filho, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. A iniciativa deve beneficiar mais de 9 milhões de baianos, fortalecendo a infraestrutura de saneamento básico em municípios estratégicos.
Fonte: Siga a Notícia / Além de Eunápolis, os projetos contemplam mais seis municípios baianos. Foto: Reprodução