Por Gabriel Gomes
O ex-deputado estadual do Rio de Janeiro, Thiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias (ex-MDB), estaria ameaçando delatar o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), e o presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), Rodrigo Bacellar (União), dentre outras autoridades fluminenses. A acusação foi divulgada na noite da segunda-feira (3) pelo ex-governador Anthony Garotinho (Republicanos) em seu perfil nas redes sociais. Garotinho diz que obteve as informações com um agente penitenciário.
TH Joias foi preso, no início de setembro, na mansão onde morava, em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, acusado de tráfico internacional de drogas, corrupção, lavagem de dinheiro e fornecimento de armas para a facção criminosa Comando Vermelho (CV).
“Um agente penitenciário me ligou dizendo que o ex-deputado traficante TH Joias anda desolado, sentindo-se abandonado por seus ex-amigos. Chegou ao ponto de dizer que se nada for feito por ele vai contar tudo o que sabe de várias autoridades e citou nominalmente o presidente da ALERJ, Rodrigo Bacellar, e o governador Cláudio Castro”, afirma Anthony Garotinho na publicação.

Segundo Garotinho, TH Joias afirma, ainda, que a Operação Contenção, realizada na última terça-feira (28), nos complexos do Alemão e Penha, na zona norte do Rio, que resultou em mais de 100 mortos, seria “uma tentativa de queima de arquivo”.
“Confesso que não entendi, mas ele deve saber bem o que está dizendo”, emendou o ex-governador.
TH Joias, segundo teria dito o agente penitenciário, afirma que “se citar o nome de todos os policiais civis e militares que deram proteção a ele ao longo desses anos, dá um efetivo maior que de muitos batalhões”.
“E disse mais, em tom de tristeza: morreram os policiais magrinhos mas a turma grande continua ‘mandando e mamando’. E ainda acrescentou: ‘se eu não sair daqui até o final de novembro, conforme o combinado, vou virar um homem-bomba’”, escreveu Garotinho na publicação. “Combinado com quem, cara pálida?”.

TH Joias
TH Joias foi preso, no início de setembro, em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, durante o cumprimento de mandados da operação conjunta da Polícia Federal (PF), do Ministério Público do Rio (MPRJ) e da Polícia Civil. TH é acusado de tráfico internacional de drogas, corrupção, lavagem de dinheiro e fornecimento de armas para a facção criminosa Comando Vermelho (CV).
Segundo as investigações, TH Joias utilizava o mandato para favorecer o crime organizado, intermediando a compra e venda de drogas, fuzis e equipamentos antidrones destinados ao Complexo do Alemão. Empresas ligadas ao deputado também teriam sido usadas para lavagem de dinheiro e transferência de líderes da facção para presídios federais.
O que dizem Cláudio Castro e Bacellar?
O ICL Notícias procurou o governo do Rio de Janeiro, comandado por Cláudio Castro, a Alerj e o deputado Rodrigo Bacellar para que se posicionassem sobre as acusações feitas pelo ex-governador Anthony Garotinho. Até o momento, o portal não obteve respostas.
Fonte: ICL Notícias / Foto: Reprodução