A tecnologia atingiu uma precisão de 84,3% para a detecção de marcadores tumorais em estudo clínico feito com 10 mil pacientes
Um novo exame de sangue que utiliza inteligência artificial pode detectar precocemente diversos tipos de câncer. Chamada OncoSeek, a tecnologia permite detecção e rastreamento de mais de nove tipos de tumores no estágio inicial, aumentando as chances de sucesso no tratamento.
Em estudo realizado com quase 10 mil pacientes, o OncoSeek apresentou uma sensibilidade de 51,7% para todos os tipos de câncer, resultando em uma precisão de 84,3% para a detecção desses tumores.
De acordo com o estudo, publicado em julho do ano passado na revista científica The Lancet, as sensibilidades variaram de 37,1% a 77,6% para a detecção de nove tipos de câncer: mama, colorretal, fígado, pulmão, linfoma, esôfago, ovário, pâncreas e estômago. Juntos, esses tumores são responsáveis por 59,2% das mortes globais por câncer anualmente.
Além disso, a tecnologia é capaz de reduzir significativamente a taxa de falsos positivos, aumentando a especificidade (capacidade de o exame detectar o câncer) de 54% para 93%.
A tecnologia foi desenvolvida por Mao Mao, cientista e CEO da SeekIn, e será introduzida no Brasil através de uma parceria com a clínica First Saúde, especializada em detecção precoce e tratamento de câncer.
devem ter um seguimento mais específico e mais próximo”, completa.
Souza também destaca que os exames realizados em pessoas sem diagnóstico de câncer podem indicar a necessidade de exames complementares, como exames de imagem e outros procedimentos mais invasivos, que confirmem o diagnóstico do tumor. “É fundamental que se minimize a possibilidade de exames falso positivos, o que pode gerar um custo psicológico e financeiro para os pacientes, além de riscos relacionados aos exames diagnósticos”, ressalta.
Fonte: CNN Brasil / krisanapong detraphiphat/GettyImages