Por Lorena Rodrigues ( Portal Ipirá City ) – Quinta, 15 de fevereiro de 2024
Existe uma estimativa que cada um de nós produzimos cerca de 400 kg de resíduos por pessoa, porém desses 400kg , 12 kg são reciclados, e o que é mais interessante nesses dados é que 11kg são coletados pelos catadores principalmente nas ruas e no lixão.
A reciclagem é um dos meios mais eficientes de proteger a biodiversidade e preservar os recursos naturais, além disso contribui com a redução dos desastres ambientais
O Portal Ipirá City fez uma reportagem para saber mais detalhes como é o dia a dia dos catadores que trabalham e fazem do seu sustento de vida, “o lixão”. A nossa repórter Lorena Rodrigues foi conferir de perto a realidade entrevistando Lucas Braz, morador local.
Os resíduos
Em Ipirá , entre 40 e 50 Kg de resíduos “a noite” são coletados pelos trabalhadores no lixão, lembrando que trabalham a noite cerca de 20 a 25 pessoas por noite.
Vigilância Sanitária
Brasil
Segundo a Coordenadora da Vigilância Sanitária Dra. Edna Moura, a Lei 12. 305 de 2 de agosto de 2010 Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Inicialmente o prazo era de 4 anos para os municípios de todo o Brasil fazer suas adequações por consórcio ou a construção de aterros sanitários, acontece que os municípios não tem recursos próprios, porque é uma obra muito cara.
Ipirá tentou um consórcio com Baixa Grande e Pintadas em gestões passadas mas não conseguiu firmar a parceria. A Lei estipulava o prazo até 2014, acontece que esse prazo expirou e os prefeitos fizeram um movimento para estender o prazo, foi dado até o final de 2023.
Ipirá
Tratando-se de Ipirá, a Promotora Púbica de Ipirá, solicitou que o lixão fosse cercado para que os catadores não adentre, já que o município não disponibiliza de um aterro sanitário. A prefeitura tem um projeto com os catadores e está assistindo através da secretaria de Assistência Social e hoje não existe mais catadores dentro do lixão , eles catam o lixo antes que carro adentre ao lixão.
Ipirá tem um projeto de gestão de resíduos, já está escrito e em andamento e a gestão atual em conjunto com a secretaria do Meio ambiente. A Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica em parceria cobra dos catadores as vacinas contra o tétano e hepatite B. Para entender , a Vigilância Sanitária cobra e a VIEP ( Vigilância Epidemiológica) executa. No ano passado fizemos uma ação na localidade.
Produção: Portal Ipirá City
Repórter : Lorena Rodrigues
Imagens: Agência Rossi
Entrevistado: Lucas Braz