A Expo Casa Artesanato da Bahia vai movimentar o Shopping Barra, em Salvador, com um novo formato, que reunirá comercialização de produtos, oficinas, workshops e programação musical. A ação acontece entre os dias 14 de julho a 14 de agosto, e dará ao público a oportunidade de conhecer as rotas do artesanato baiano mediante uma instalação temática, associada às obras de mestras artesãs e mestres artesãos nas regiões do estado.
No local, os visitantes poderão adquirir utilitários, acessórios, peças de cerâmicas, entre outras, que reúnem diversas técnicas tradicionais e inovadoras do artesanato baiano. Além de adquirir o produto, será possível conhecer o trabalho de artesãs e artesãos baianos, com a exposição de técnicas que representam a rota do artesanato.
“A Expo Casa Artesanato da Bahia inaugura um formato de exposição do artesanato enquanto expressão artístico e cultural da artesã e do artesão baiano. É também uma oportunidade de compra para as pessoas que gostam do artesanato, por valores juntos que geram renda ao serem repassados para os artistas. A ação faz parte de uma política pública de incentivo a promoção, comercialização e a valorização do artesanato”, explica Weslen Moreira, coordenador do Fomento ao Artesanato.
A Expo Casa Artesanato é uma realização da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Setre, em parceria com a Associação Fábrica Cultural. Apoio do Shopping Barra.
Workshop e Seminário
A programação de cursos e workshops de qualificação tem como foco principal a difusão de temas relacionados ao desenvolvimento de negócios e na promoção do artesanato indígena. As formações terão carga horária de duas a seis horas cada, com direito a certificado.
A programação terá início com a oficina sobre produção de artesanato em crochê, em Salvador. Já a formação “Vivências ancestrais: Tecendo histórias na palha com Mulheres Negras”, vai reunir artesãs afros que têm a piaçava e as palhas da bananeira, coqueiro e licuri como matéria prima para a produção de acessórios. Na ação, serão abordados os percursos das mulheres no artesanato, coleta da matéria prima, formas de comercialização e o trançado.
Dividido em três etapas, o workshop “Precificação: valor social X valor financeiro: quanto deve custar o seu produto?” tem como foco tratar sobre a gestão financeira no dia a dia, com apresentação dos conceitos de custos, lucro e saldo e exposição de fórmulas para cálculo. Por fim, o seminário “Artesanato Indígena e Mercado” será voltado para a identificação dos nichos de mercado social e econômico de escoamento dos produtos indígenas.
Serviço:
Expo Casa do Artesanato
Data: 14 de julho a 14 de agosto;
Local: Shopping Barra, Salvador;
Programação:
18 e 19 de julho: Encontro de Crocheteiras, das 14h às 17h;
20 de julho: Workshop precificação 01, das 15h às 17h;
25 e 26 de julho: Vivências ancestrais, das 10h às 12h e 16h às 18h;
27 de julho: Workshop precificação 02, das 15h às 17h;
1 de agosto: Oficina de Mosaico, das 14h às 18h;
3 de agosto: Workshop precificação 03, das 15h às 17h;
9 de agosto: Seminário “Artesanato Indígena e Mercado, das 14h às 17h.
* Por: Luana Veiga
Fonte: Alô alô Bahia