Exposição exibe a arte de Jaime Domingos Cruz, o Macalé

cultura

Mostra fica em cartaz até 23 de abril no campus da USP de Ribeirão Preto

Até 23 de abril, o Espaço Cultural do Instituto de Estudos Avançados – Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP promove a exposição Macalé: Formas e Fatos. Iniciada no dia 2 passado, a mostra é um dos eventos que marcam a comemoração dos 50 anos de jornada artística de Jaime Domingos Cruz, o Macalé. Formas e Fatos traz um conjunto de obras que dialogam com as necessidades atuais da região de Ribeirão Preto, em peças inéditas e desdobramentos de séries que estão em desenvolvimento há décadas, como é o caso da série Devastação da Natureza, iniciada na década de 1990, período em que o artista se aprofunda no abstracionismo e realiza outras duas séries, intituladas Abstratos 1 e Revoadas. Ainda nesse período, o artista buscou utilizar-se de objetos renováveis e naturais, como é o caso da instalação Minérios e de grande parte das telas elaboradas em tecidos de juta e madeira renovada.

Conhecido por seus trabalhos figurativos, Macalé mostra na exposição no IEA-RP suas outras formas, que também buscam despertar a consciência dos visitantes. Ao todo, são 46 obras em formatos grandes e instalações que apresentam o olhar do artista sobre o abstracionismo, com textura e volumes únicos, sem deixar de lado a preocupação com temas como as questões socioambientais. Ao longo dos 50 anos de produção criativa, Macalé registrou a subjetividade de uma Ribeirão Preto – e também de sua região – atravessada pela cultura negra, pela crítica social, pelo afeto familiar e pelo desejo de mudanças. Seus trabalhos, moldados em muita pesquisa-processo, capturam o cotidiano, a história e a ancestralidade.

A curadoria, pesquisa e produção da mostra são de Betto Souza e Natalia Marques Emaye, que, ao lado do próprio Macalé, também estiveram no Espaço Cultural do IEA-RP em 2024 com a exposição Auto Retrato, Alvo Retrato: Processos presentes”.

A exposição Macalé: Formas e Fatos, de Jaime Domingos Cruz, o Macalé, fica em cartaz até 23 de abril, de segunda a sexta-feira, ds 8h30 às 16h30, no Espaço Cultural do Instituto de Estudos Avançados – Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP (Rua Pedreira de Freitas, 20, campus da USP, próximo ao Prédio Central da Faculdade de Medicina, em Ribeirão Preto). Entrada grátis.

Thaís Cardoso, de Ribeirão Preto

Fonte: Jornal da USP / O artista plástico Macalé – Foto: Vinicius Barros/Sesc Ribeirão Preto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *