Exposição gratuita homenageia centenário de Saramago no Centro Histórico de Salvador

cultura

Em homenagem ao centenário de José Saramagoo ME Ateliê da Fotografia – Ladeira do Boqueirão, n.6, Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, lança a mostra coletiva ‘Saramago 100 Anos’. Gratuita e aberta ao público, a exposição, idealizada pelo artista e fotógrafo Mário Edson, recebeu o aval da viúva de José Saramago e ficará em cartaz de 22 de setembro até 30 de outubro, de quinta a domingo, das 16h às 19h.

 A exposição será composta por 49 obras em gêneros artísticos diversos: fotografia, pintura, cerâmica, bordado, desenho, escultura, quilling, colagem, gravura digital e caricaturas. Entre os 46 artistas nacionais e internacionais estarão presentes nomes como Bernardo Tochilovsky, Karla Brunet, Ike Ferreira, Ana Uzêda Luiz Mário, Mili Genestreti e imagem do acervo da Fundação Casa de Jorge Amado.


PSPfOg.md.jpg


Curador e idealizador da exposição, Mário Edson explica que a inspiração em realizar um tributo a Saramago está explícita na própria carreira do poeta, jornalista e escritor. José Saramago é o único escritor da língua portuguesa a ser laureado com um Prêmio Nobel de Literatura. Além disso, Mário destaca que a Coletiva Saramago 100 Anos’ fará com que o público e também os artistas participantes reflitam sobre todo legado deixado pelo artista.
 “As escolhas do Ateliê são pautadas nas grandes figuras que através de suas contribuições artísticas e culturais deixaram um legado para o mundo, sejam elas brasileiras ou não, primamos pela necessidade de reverberar e perpetuar tais conteúdos para gerações futuras e principalmente para provocar e incentivar artistas e público a uma reflexão acerca de temas e obras de importância singular”, disse em entrevista ao Alô Alô Bahia.

PSPcXf.md.jpg

Fonte: Alô alô Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *