Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a iniciativa visa facilitar o acesso às informações dos clientes
A partir desta segunda-feira (8), os extratos bancários sofrerão algumas mudanças, passando a ter nomes padronizados com o objetivo de tornar mais compreensíveis as operações dos clientes. Inicialmente, a padronização vai focar nas diferentes denominações para operações de saque e depósito, com planos para expandir a uniformização para outras transações financeiras.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a iniciativa visa facilitar o acesso às informações, especialmente para clientes que lidam com contas em múltiplas instituições financeiras. A mudança foi projetada para simplificar a leitura dos extratos e promover uma melhor compreensão das movimentações financeiras realizadas pelos consumidores.
Confira exemplos de como serão as mudanças no extrato bancário adotadas pela Febraban.
Operações de depósito de cheque realizadas no caixa eletrônico, conhecidas como ATM (sigla em inglês para Automated Teller Machine), serão identificadas nos extratos bancários como “DEP CHEQUE ATM”. Já os saques feitos em dinheiro vivo no caixa da agência utilizando o cartão da conta serão descritos nos extratos como “SAQUE DIN CARTAO AG”.
Fonte: Bahia.ba / Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil