James Allison, diretor técnico da Mercedes, representou equipe octacampeã de construtores na cerimônia da FIA — Foto: Divulgação/FIA

F1: Mercedes estende contrato de diretor técnico Allison

esportes

James Allison integra a equipe alemã desde 2017, mas se afastou do cargo de diretor técnico entre 2021 e 2023. Chefe Toto Wolff define engenheiro como “líder técnico mais impressionante do esporte”

A Mercedes anunciou, nesta quinta-feira, que chegou a um acordo com James Allison para extensão de seu contrato “a longo prazo”. A equipe não detalha a data de validade do vínculo, mas reforça que o diretor técnico vai liderar o time de Brackley em um “processo de renovação antes das significativas mudanças de regras em 2026”, ano em que a F1 vai estabelecer um novo regulamento de motores.

– A F1 me trouxe muita boa sorte, mas nada maior do que atender à ligação de Toto para me unir à Mercedes em 2017. É um grande privilégio continuar essa aventura, trabalhando ao lado de colegas brilhantes e lutando juntos para sucesso nos Mundiais – disse Allison.

Allison chegou à Mercedes em 2017 já como diretor técnico, desempenhando um importante papel na conquista de quatro Mundiais de pilotos de Lewis Hamilton e cinco títulos de construtores. Em 2021, ele foi remanejado para o recém-criado cargo de diretor de tecnologia (CTO) na equipe de Brackley, mas retornou ao posto de diretor técnico em abril de 2023.

Nascido em 1968, James Allison iniciou a carreira no esporte a motor como designer aerodinâmico da Benetton, em 1991. Ao longo da trajetória, ele também acumulou passagens pela Larrouse; Ferrari, durante a dinastia Schumacher, entre 1999 e 2004; Renault, auxiliando no bicampeonato de Fernando Alonso; e Lotus.

– Estou animado que James comprometeu seu futuro a longo prazo à equipe. Colocado de forma simples, ele é o líder técnico mais impressionante do nosso esporte. Seu espírito gladiador, ao lado de seu conhecimento, experiência e determinação, o fazem inigualável. Sua influência e seu impacto, entretanto, vão muito além disso – opinou o chefe de equipe Toto Wolff.

Na Mercedes, Allison seguirá trabalhando ao lado de Wolff – que por sua vez também estendeu seu contrato com a Mercedes, até 2026. O time de Brackley luta para alcançar a rival RBR, que domina a F1 desde a instauração de novo regulamento técnico em 2022; no ano passado, a equipe alemã viveu seu primeiro ano sem vitórias desde 2011.

A F1 retorna em 2 de março de 2024 com o GP do Bahrein, primeira de 24 etapas na maior temporada da história da categoria. Veja o calendário completo aqui, assim como as sedes e GPs a receber as seis corridas sprint.

📲 Clique aqui e participe do Canal do Ipirá City no WhatsApp

Fonte: GE