Procedimento foi realizado no Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana
A captação de órgãos de Kauan Gomes, de 20 anos, que morreu após ser baleado por engano a caminho do trabalho, foi realizada na noite de quarta-feira (18), no Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, a 100 km de Salvador. A informação foi confirmada por familiares do jovem.
De acordo com o primo de Kauan, Renerio Alves, a equipe médica informou que diversos órgãos de Kauan puderam ser aproveitados. Entre eles estão rins, fígado, coração e córneas. “E o pulmão não foi captado por algumas condições de logística para o outro estado”, completou.
A Central de Transplantes da Bahia informou que o coração foi transplantado em um paciente internado do Hospital Ana Nery, em Salvador. Equipes da Polícia Rodoviária Federal foram acionadas para escoltar a ambulância que levou o órgão até o hospital.
Os demais órgãos estão passando por teste de compatibilidade para identificar pacientes aptos. Um dos rins ficará também na capital baiana e o outro será encaminhado para Feira de Santana, dois pacientes aguardam na fila.
O fígado, assim como o coração, precisa ser transplantado de forma rápida e ficará em Salvador. As córneas vão para o banco de olhos e podem ficar em solução de preservação por 14 dias até a realização do transplante.
Após o procedimento, o corpo de Kauan foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) e liberado na manhã desta quinta-feira (19). O velório vai acontecer na Igreja Congregacional, no conjunto Feira X. Ainda não há informações sobre o sepultamento.
A decisão de doar os órgãos foi informada pela família em entrevista ao Bahia Meio Dia da TV Subaé. O primo de Kauan, Renerio Alves, revelou que a família decidiu ajudar outras pessoas através da doação de órgão do jovem.
“É um gesto de amor e solidariedade. Apesar de todo o sofrimento, minha tia [mãe de Kauan] encontrou um propósito salvando outras vidas”, destacou.
Prisão dos suspeitos é decretada
A Polícia Civil informou, na quarta-feira (18), que foi decretada a prisão preventiva dos dois suspeitos de envolvimento na morte de Kauan.
Adriano Oliveira Azevedo, de 35 anos, é apontado como autor do disparo. Conforme a polícia, ele é envolvido com tráfico de drogas e responde por violência doméstica. Também investigado é Nadson Araújo Oliveira, 39 anos, que dirigia o carro em que estava o atirador.
Entenda o crime:
- Entre a madrugada de quinta (12) e a manhã da sexta (13): o autor do disparo passou a madrugada bebendo com um amigo e uma mulher, com quem tem um relacionamento. Por volta das 5h da manhã, o suspeito e a mulher discutiram por ciúmes.
- 6h30 da sexta-feira (13): Kauan estava acompanhado da mãe, que dirigia o veículo, e uma amiga. Os três saíram do bairro Papagaio em direção ao trabalho de Kauan, uma academia no bairro Sobradinho.
- A mulher que estava no bar com o atirador saiu do local no carro de um homem. O veículo era parecido com o que era conduzido pela mãe de Kauan.
- O suspeito perseguiu o carro conduzido pela mãe de Kauan por acreditar que a companheira estava no veículo. Primeiro ele disparou para cima e, em seguida, atirou em direção ao carro, atingindo a cabeça da vítima.
- O suspeito fugiu para um sítio na zona rural da cidade de Pé de Serra, a cerca de 106 km de Feira de Santana. A polícia esteve no local e encontrou a arma que teria sido utilizada no crime.
- Kauan teve morte cerebral confirmada após quatro dias internado no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).
Fonte: G1 Feira e Região
Foto: Redes sociais