Cinco estabelecimentos foram flagrados durante operação conjunta com CRF-BA, Procon, Decon, Denarc e DPT.

Cinco farmácias foram autuadas no município de Maragogipe, no Recôncavo Baiano, por diversas irregularidades sanitárias e criminais. Durante uma operação conjunta, foram identificadas a venda de medicamentos vencidos, o armazenamento inadequado de remédios e a comercialização ilegal de anabolizantes.
A ação contou com a presença do Conselho Regional de Farmácia da Bahia (CRF-BA), Delegacia do Consumidor (Decon), Denarc, Procon e Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Durante a fiscalização, os agentes encontraram remédios fora do prazo de validade estocados junto a produtos alimentícios, como ketchup e leite, o que representa um risco direto à saúde pública. Diversos produtos foram apreendidos.
De acordo com o CRF-BA, medicamentos vencidos podem causar ineficiência no tratamento, intoxicações e agravamento de doenças. Já a venda ilegal de anabolizantes sem prescrição e acompanhamento profissional pode provocar efeitos colaterais graves e dependência química.
Os estabelecimentos responderão administrativamente e podem ser enquadrados também na esfera criminal, conforme as infrações constatadas.
Fonte: Voz da Bahia / Foto: Reprodução/CRF