O homenageado desse ano do evento será seu Jaime Cupertino, personalidade que é referência na luta pelos direitos dos povos quilombolas na região
Sábado,28 de maio de 2022
A segunda edição da Feira Agroecológica da Chapada Diamantina e o Forró da Universidade Estadual da Bahia de Seabra (Uneb-Seabra) serão destaques nos próximos dias 2 e 3 de junho. A programação acontece na sede da universidade do município chapadeiro e evento será realizado por mais de 30 feirantes de várias cidades e comunidades.
Após dois anos sem atividades presenciais em razão da pandemia de covid-19, a universidade retoma seu funcionamento no campus e volta abrigar a feira territorial, reunindo estudantes, professores, agricultores e agricultoras e toda a sociedade chapadense
Nesta edição, além do azeite de dendê do Remanso de Lençóis, queijo de cabra e doce de cana de Abaíra, os participantes poderão ter acesso a uma intensa programação cultural, atividades infantis, mostra de vídeos e fotografias, lançamento de livros e debates que ajudam a refletir sobre a riqueza e diversidade do campo e da agroecologia da Chapada Diamantina.
“As feiras são estratégias de comercialização que dinamizam a produção do campo, proporcionando segurança alimentar e nutricional, e garantindo o aumento da renda familiar camponesa”, diz a universidade por meio de nota.
Programação
No dia 2 de junho, a partir das 14h, o Terreiro Lúdico com atividades recreativas e pedagógicas para as crianças marca o início das atividades da Feira Agroecológica da Chapada Diamantina. A atividade será mediada por estudantes estagiárias do curso de Pedagogia da Uneb-Seabra e supervisionado pela professora Fátima Sudré, que também coordena a Brinquedoteca do Campus.
Além das atividades para as crianças, os feirantes e visitantes terão acesso ao Encontro da Rede Chapada Agroecológica e a abertura oficial da feira. Neste espaço, teremos apresentações culturais, artesanatos e comida de qualidade. Curtas da Escola Livre de Audiovisual (ELA) e da comunidade quilombola do Agreste e o lançamento dos Livros “Fenomenal ou Vento em Fúria” e “Vozes Selvagens” de Edilene Payayá e Juvenal Payayá também fazem parte da programação.
Para finalizar o primeiro dia da Feira, o Forró da Uneb traz para dentro da universidade, artistas Chapadeiros para esquentar o público com muito forró pé de serra. Os artistas confirmados até o momento são Raumi Souza e Banda Patuá de Couro, da cidade de Wagner e Percebes Rabelo, de Seabra.
O Forró da Uneb vai iniciar suas atividades às 21h e terá entrada solidária destinada a campanha do agasalho e a campanha contra a fome, encampada pela instituição. O homenageado desse ano do evento será seu Jaime Cupertino, personalidade que é referência na luta pelos direitos dos povos quilombolas na região.
Já no último dia de feira, no dia 3 de junho, as atividades se iniciarão a partir das 8h da manhã. Haverá a realização de oficinas, exposição fotográfica e o primeiro Boca Piu presencial. Nesta edição, o Boca Piu, que também será transmitida pelo Canal da TV Uneb-Seabra, no YouTube, discutirá o seguinte tema: “Educação: Aprendizados da pandemia e perspectiva para o pós-pandemia”, com participações confirmadas da Uefs, Uneb, APLB e representantes da educação pública no território. A mediação fica por conta de Brígida Salgado.
Jornal da Chapada