O Centro Universitário de Cultura e Arte da Universidade Estadual de Feira de Santana (Cuca/Uefs) sediará, entre sexta-feira e domingo (15 a 17/08/2025), uma oficina gratuita de mbira, instrumento tradicional da África Austral. A iniciativa integra o projeto Vivências em Músicas de Mbira, coordenado pelo músico e etnomusicólogo baiano Thon Nascìmêmtos.

Estrutura da oficina e participação
O evento é aberto a qualquer pessoa com idade mínima de 16 anos, sem exigência de experiência musical. As inscrições podem ser feitas gratuitamente por meio de formulário disponível no perfil instagram.com/mbira.brasil. No último dia, haverá apresentação pública dos resultados e sorteio de duas mbiras do tipo nyunganyunga, fabricadas artesanalmente em Maputo, capital de Moçambique, para o projeto.
Significado cultural da mbira
A mbira é o primeiro instrumento da família dos lamelofones criado na África e símbolo da tradição do povo shona, presente no Zimbábue, Zâmbia e Moçambique. É utilizada como meio de comunicação com o plano espiritual. A experiência de Thon Nascìmêmtos com o instrumento começou durante vivências no continente africano e pesquisas acadêmicas, incluindo doutorado em Música, Cultura e Sociedade pela Unicamp e mestrados em Etnomusicologia (Ufba) e Ensino em Relações Étnico-Raciais (UFSB).
Histórico e expansão do projeto
O projeto Vivências em Músicas de Mbira foi realizado pela primeira vez em Salvador no ano anterior e, em 2025, ganhou formato itinerante ao ser contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB-BA). Nesta edição, a oficina já passou por Santo Amaro, Salvador, Porto Seguro, Cachoeira e Alagoinhas. Ainda em agosto, serão promovidas mais duas oficinas na capital baiana.
Fonte: Jornal Grande Bahia / Foto: ASCOM