A exposição “Retratos Relatos”, que reúne obras da artista visual Panmela Castro e histórias de 10 mulheres de diferentes regiões do Brasil sobre violência doméstica, será inaugurada na sexta-feira (22/08/2025), às 19h, no Centro Cultural e Restaurante Sesc Feira de Santana. O projeto, iniciado em junho de 2023, no Sesc Paraty (RJ), apresenta pinturas feitas ao vivo com a presença das retratadas e participação do público.

Durante o desenvolvimento do trabalho, as mulheres posaram para a artista enquanto visitantes acompanharam o processo criativo na galeria. Panmela Castro é reconhecida por atuar na promoção dos direitos humanos e na defesa da equidade de gênero, utilizando a arte como meio de denúncia e reflexão.
A programação da abertura inclui a instalação artística “Eu posso não ter teto, mas eu tenho chão”, de Jess Vieira, que contará com interação do público, além de visita mediada às obras e apresentação musical da cantora Damares Teça, em homenagem a Elza Soares.
A exposição busca ampliar o debate sobre violência doméstica no Brasil, valorizando a escuta das vítimas e transformando suas narrativas em obras visuais. A iniciativa integra ações culturais do Sesc e incentiva a participação do público em espaços de reflexão e diálogo.
Fonte: Jornal Grande Bahia / Foto: ASCOM