Feira de Santana recebe a 1ª Agrifeira Princesa do Sertão com foco na agricultura familiar

cidades

A iniciativa busca fortalecer a economia solidária e dar visibilidade ao trabalho de pequenos produtores da região. 

Com início nesta quinta-feira (25) até o próximo sábado (27), a Praça Bernardino Bahia, no centro comercial de Feira de Santana, sedia a 1ª edição da Agrifeira Princesa do Sertão. O evento é voltado para a valorização da agricultura familiar, do artesanato, da música e da cultura popular. A iniciativa busca fortalecer a economia solidária e dar visibilidade ao trabalho de pequenos produtores da região.



O evento reúne expositores de produtos agrícolas e artesanais dos distritos de Feira de Santana, além de oferecer oficinas promovidas pelo Senar, a participação da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Bahiater e do Banco do Nordeste, que viabiliza informações sobre financiamentos e acesso a linhas de crédito como o Plano Safra. 

Foto: Amaury Jr./ Folha do Estado

O deputado federal Zé Neto destacou a relevância da iniciativa para a economia local.

“É isso que a gente pensa, o que a gente quer para cidade, o que a gente acredita ser possível fazer pela Bahia e pelo Brasil. Uma parceria com o governo do estado que é o que faz a gente chegar onde está. Temos também apoio Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Superintendência do Fomento ao Turismo (SUFOTUR), a turma boa do Vem para Feira entre outras parcerias. Esse é um momento de grande importância para agricultura familiar e também para o que a gente chama de economia solidária e circular que fortalece, principalmente as pessoas que vivem na informalidade em Feira de Santana. A atividade informal, representa mais de 70% na cidade, passa essa parte de geração de emprego e renda pela informalidade de alguma forma, então vamos trabalhar para que a gente possa, nessa grandeza que é, a agricultura familiar, fazer com que ela possa ter mais estrutura”.

Foto: Amaury Jr./ Folha do Estado

Segundo Neto, a feira também busca aproximar os produtores de políticas públicas e fomentar alternativas de geração de renda de forma estruturada e sustentável.

Além dos artesanatos e da venda de produtos produzidos pelos agricultores dos distritos, teremos também, oficinas do SENAE, a presença da CAR, Bahiater, do banco do Nordeste viabilizando o fomento, financiamentos, para pessoas que querem acessar o recurso do plano Safra. Isso também parte da necessidade que nós temos de informar as pessoas que existem editais, jeitos de fazer as coisas de maneira correta e que a população não precisa de favor, precisa de garantia de direitos e as associações e organizações sociais de Feira de Santana evoluíram muito nisso”.

O deputado estadual Robson Almeida também ressaltou a importância de dar visibilidade aos pequenos agricultores.

“Afrifeira, uma ideia sensacional! Estamos com um grande número de expositores e público. Nós sempre acompanhamos a apoiamos ao que é chamado o agronegócio que é outra face da agricultura, mais mecanizada e tem a agricultura que bota comida na mesa das pessoas que é a agricultura familiar, feita de pequenos produtores, que têm em suas propriedades um feijão verde, um aipim, um ovo caipira, entre outros. Esses produtores precisam de espaço para divulgarem seus produtos. Essa feira serve para essa comercialização, essa valorização, até porque é um alimento saudável, feito em grande parte sem agrotóxicos que faz um diferencial muito grande na qualidade”.

Já o vereador Professor Ivamberg enfatizou a variedade de produtos disponíveis e qualidade da produção da agricultura familiar.

“Essa é uma das feiras mais importantes aqui acontecendo através da união de tantas parcerias, o mandato do deputado Zé Neto, nossa equipe, o governo do estado. A gente está vendo aí o povo da roça trazendo seus produtos orgânicos, saudáveis. Convido as pessoas que venham aproveitar porque a qualidade dos produtos é garantida”.

Foto: Amaury Jr./ Folha do Estado

Fonte: Jornal Folha do Estado / Foto: Amaury Jr./ Folha do Estado


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *