Feira de Santana recebe oficina gratuita de música africana com foco no instrumento mbira

cidades cultura

    Feira de Santana sediará a oficina Vivências em Músicas de Mbira entre os dias 15 e 17 de agosto, com coordenação do músico e etnomusicólogo baiano Thon Nascimêmtos. A iniciativa, que ocorre na sede do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da UEFS, oferece atividades gratuitas para o público interessado em conhecer a tradição da música africana, especialmente ligada ao instrumento mbira, considerado símbolo do povo shona, da África Austral.

    A oficina propõe uma imersão na cultura ancestral do mbira, um lamelofone artesanal que serve como meio de comunicação espiritual para comunidades no Zimbábue, Zâmbia e Moçambique. As aulas serão realizadas na sexta-feira e sábado, das 14h às 17h, e no domingo, das 15h30 às 18h30, com encerramento previsto para uma apresentação pública, em que os participantes poderão aplicar os conhecimentos adquiridos.

    Podem participar pessoas a partir de 16 anos, independentemente da experiência musical. Durante o evento, serão sorteadas duas mbiras do tipo nyunganyunga, produzidas artesanalmente em Maputo, capital de Moçambique, especialmente para o projeto.

    O projeto Vivências em Músicas de Mbira, que teve sua primeira edição em Salvador há um ano, passou a ser itinerante e ganhou apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB-BA) 2025. Além de Feira de Santana, a iniciativa já foi realizada em cidades como Santo Amaro, Salvador, Porto Seguro, Cachoeira e Alagoinhas. Ainda em agosto, serão realizadas duas oficinas de encerramento na capital baiana.

    O idealizador do projeto, Thon Nascimêmtos, desenvolveu a proposta após vivências com o instrumento no continente africano e durante sua pesquisa de doutorado em Música, Cultura e Sociedade na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Também possui mestrado em Etnomusicologia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e em Ensino em Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Atualmente, integra o corpo docente da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no curso de Educação do Campo.

    Fonte: Jornal Grande Bahia / Foto: ASCOM

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *