Feira de Santana sedia encerramento do projeto “Raízes do Samba de Roda Rural” com roda aberta ao público

cultura

projeto “Raízes do Samba de Roda Rural: Memória e Preservação com Mestre Bel da Bonita (In Memoriam) e o Curador do Museu do Imaginário” chega à etapa final com uma grande roda de samba aberta ao público, marcada para sexta-feira (31/10/2025), às 16h20, no Museu Casa do Sertão (UEFS), em Feira de Santana.

Oficinas e aprendizado coletivo

Até 30 de outubro, o projeto promove oficinas gratuitas de percussão, cordas e dança, com certificação de extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). As atividades reuniram dezenas de participantes, que puderam aprender com os oficineiros Amandêra Novais, Daniel da Quixabeira e Flávia Maisuma Silva, profissionais ligados à pesquisa e prática das culturas populares e afro-brasileiras.

O projeto proporcionou troca intergeracional, resgate da memória e valorização do legado de Mestre Bel da Bonita, referência do samba de roda rural do sertão baiano.

Encerramento e participação do público

A culminância do projeto será uma grande roda de samba reunindo oficineiros, alunos, mestres convidados e o público em geral, com participação no Ajeum coletivo, promovendo a partilha de alimentos e reforçando o caráter comunitário da tradição.

O produtor musical Lerry, idealizador do projeto ao lado de Ramiro Barbosa e Diogo Sampaio, afirma que o evento representa continuidade e preservação da memória de Bel da Bonita, incentivando novos sambadores e sambadeiras a manter viva a prática do samba de roda.

Inspirado no disco “O Curador do Museu do Imaginário”, do grupo Africania, fundado por Bel da Bonita, o projeto também conecta o samba de roda a estéticas globais, como jazz e música eletrônica, ampliando o olhar sobre o gênero musical.

Fonte: Jornal Grande Bahia / Foto: ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *