Feira de Santana: Teatro Amélio Amorim sedia espetáculo “Meninas Contam a Independência”

cultura

Feira de Santana recebe neste domingo (14/09/2025) a apresentação do espetáculo “Meninas Contam a Independência”, às 10h30 no Teatro Amélio Amorim, dentro da programação do projeto Domingo Tem Teatro, que celebra 20 anos de atividades culturais voltadas ao público infantojuvenil. A peça é uma iniciativa da Panacéia GrupA de Teatro, com concepção e direção de Lara Couto, e foi indicada ao Prêmio Bahia Aplaude 2024 como Melhor Espetáculo Infanto-Juvenil.

História e enredo do espetáculo

A trama se inicia quando as personagens encontram um misterioso jogo de tabuleiro, que as leva a uma jornada para resgatar a memória de mulheres que marcaram a história da independência na Bahia. Entre elas estão Joana Angélica, Maria Quitéria, Maria Felipa e a Cabocla.

O espetáculo também destaca Urânia Vanério, uma jovem baiana de 10 anos que, em (1822), escreveu um dos panfletos mais expressivos a favor da independência. Sua voz é interpretada pela atriz mirim Marina Fidalgo, de 9 anos.

Programação do evento

Atividades antes da peça

As atividades do Domingo Tem Teatro começam às 09h00, com brincadeiras, cama elástica, piscina de bolinhas, pinturinha facial, jogos tradicionais e lanche.

Apresentação teatral

Às 10h30, o público acompanha a apresentação única de “Meninas Contam a Independência”. A peça tem como objetivo estimular o conhecimento histórico de forma lúdica e educativa, promovendo interação entre crianças, famílias e escolas.

Programa do Sócio 2025

Programa do Sócio do Domingo Tem Teatro completa 15 anos em (2025) e conta com mais de 3.000 participantes ativos. O programa oferece descontos nos ingressos, sorteios de brindes a cada apresentação e um sorteio especial no dia (23/11/2025), que dará aos ganhadores passaportes para a temporada de (2026).

Domingo Tem Teatro – 20 anos de cultura

Criado em (2005) por Henrique Motté (1963-2019) e Elizete Destéffani-Motté, o Domingo Tem Teatro promove apresentações teatrais contínuas, valorizando artistas locais e incentivando a formação cultural. O projeto é patrocinado pelo Atacadão São Roque, Pererê Peças e Governo do Estado da Bahia, por meio do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Importância para a cidade

O projeto é reconhecido como um dos mais importantes de formação de público para o teatro na região, contribuindo para o desenvolvimento artístico, educativo e social de crianças e jovens ao longo de duas décadas.

Fonte: Jornal Grande Bahia / Foto: Amanda Barbosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *