O Feira Noise Festival anunciou os oito artistas selecionados no edital realizado em parceria com a Groover Brasil. O evento será realizado de 19 a 23 de novembro de 2025, em Feira de Santana (BA), reunindo mais de 30 atrações musicais, além de painéis, oficinas e ações formativas.

Artistas selecionados para a edição 2025
Os artistas escolhidos são Briane Capinam (BA), Charlotte Matou Um Cara (SP), Don Maths (BA), Giovanna Moraes (SP), Jambu (AM), Móbile Lunar (PA), Plutão Já Foi Planeta (RN) e Tulipa Negra (BA). A seleção reforça o objetivo do festival de promover circulação e encontro da música independente em diferentes regiões do país.
Número de inscrições e alcance internacional
O edital recebeu 562 inscrições de artistas brasileiros, representando 22 estados e o Distrito Federal, com 39,5% das propostas vindas da região Nordeste. Houve também 90 inscrições internacionais de países como EUA, França, Reino Unido, Portugal, Itália, Chile, Alemanha, Nigéria, Índia, África do Sul, Espanha e Suécia.
Relevância do festival para a cena independente
Segundo Joilson Santos, idealizador e produtor do Feira Noise, a diversidade de inscrições confirma a importância do festival como espaço de conexão global. A parceria com a plataforma francesa Groover Brasil ampliou a visibilidade internacional do evento, que volta a ter edição presencial após seis anos.
Histórico e impacto cultural
Criado em 2009 pelo Feira Coletivo Cultural, o Feira Noise se consolidou como plataforma de circulação de artistas, formação de público e articulação de redes da música independente. Ao longo de sua história, já recebeu nomes como Black Pantera, Tuyo, Dead Fish, Boogarins, Francisco el Hombre, The Baggios, Supercombo, Larissa Luz e ÀTTØØXXÁ.
Programação e apoio institucional
A edição de (2025) contará com shows na Casa Noise e no Ária Hall, além de transmissões online para ampliar o acesso ao público. O evento foi contemplado pelos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, via PNAB, com direcionamento do Ministério da Cultura – Governo Federal.
Atividades formativas e painéis temáticos
Além das apresentações musicais, o festival incluirá painéis e oficinas voltados à formação de artistas e profissionais da cadeia produtiva da música, fortalecendo o papel do evento como espaço de aprendizado e troca de experiências.
Fonte: Jornal Grande Bahia / Foto: ASCOM