O festival acontece de 13 a 15 de setembro e tem a intenção de inspirar as novas gerações a cuidar do planeta, destacando iniciativas voltadas para a redução do impacto humano
A 11ª edição do Festival das Baleias acontecerá em Salvador nos dias 13, 14 e 15 de setembro, com o objetivo principal de promover soluções práticas para a conservação dos oceanos por meio da educação e do engajamento social.
O festival tem a intenção de inspirar as novas gerações a cuidar do planeta, destacando iniciativas voltadas para a redução do impacto humano e a restauração dos ecossistemas marinhos, unindo pessoas de diferentes setores em prol da causa ambiental.
Entre as atividades programadas está a “Whale Parade”, uma ação cultural que trará a temática das baleias e dos oceanos para o cotidiano da cidade e das comunidades. Artistas locais criarão esculturas de baleias usando materiais reciclados, transformando Salvador em uma galeria de arte a céu aberto.
A “Exposição Urbana” também será um destaque, com ilustrações que enfatizam a importância dos oceanos, incluindo temas históricos relacionados à caça às baleias em Salvador. A direção de arte ficará por conta de Filipe Teixeira.
Em uma ação especial de conscientização e educação ambiental, o festival apresentará a edição intitulada “O MAR não está para plástico”, que tem como objetivo alertar sobre a crescente poluição plástica nos oceanos.
O evento também incluirá uma experiência de “Whale Watching”, onde até 100 convidados poderão participar de uma saída para observação de baleias, acompanhados por cientistas do Projeto Baleias Soteropolitanas, da REDEMAR Brasil.
A “Expedição Abrolhos” será uma das principais atrações, com uma jornada de 15 dias que partirá de Salvador no dia 29 de agosto rumo a Abrolhos, a maior área de biodiversidade do Atlântico Sul. A expedição, liderada por Thiago Couto, diretor de biodiversidade da REDEMAR, fará paradas em cidades turísticas para conscientizar escolas públicas sobre a importância da preservação dos oceanos, retornando a Salvador para marcar o início do Festival das Baleias.
Fonte: Bahia.ba / Foto: Projeto Baleias Soteropolitanas/ REDEMAR Brasil