A Fundação Gregório de Mattos (FGM), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), da Prefeitura de Salvador, adquiriu seu primeiro Sistema de Interpretação Simultânea para audiodescrição, visando proporcionar acessibilidade cultural.
Este recurso estará disponível para produções que utilizarem os espaços da Fundação Gregório de Mattos e incluírem audiodescrição em seus espetáculos.
É válido ressaltar que os Espaços Culturais da FGM se destacam por serem pioneiros na adoção desse sistema entre os equipamentos públicos na Bahia.
Segundo o diretor de Equipamentos Culturais da FGM, Chicco Assis, os equipamentos estão em fase de teste e instalação. Para ele, a implementação dos equipamentos possibilitará pessoas cegas ou com baixa visão a um “amplo acesso de participação” nos espaços culturais.
“Assegurar uma mais ampla acessibilidade cultural às pessoas com deficiência é um grande desafio. A FGM tem se proposto a refletir e, principalmente, a desenvolver ações que contribuam para reduzir, ou mesmo, eliminar as inúmeras barreiras arquitetônicas, comunicacionais, metodológicas, atitudinais que dificultam ou mesmo impedem a plena participação das pessoas com deficiência em atividades culturais”, disse.
Segundo ele, as pessoas cegas e com baixa visão terão um acesso melhor à cultura e ao lazer. “A aquisição deste equipamento possibilitará às produções a inclusão de audiodescrição em seus espetáculos e outras atividades culturais, garantido a elas participação e fruição nas atividades dos espaços culturais da FGM”, completou Chicco.
Fonte: Diga Bahia