A FIA decidiu estender o prazo para o piloto da Mercedes se adequar à regra que proíbe o uso de joias em corridas
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O heptacampeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton, terá um prazo maior para retirar o piercing em seu nariz. A Federação Internacional do Automobilismo (FIA) decidiu estender o prazo para o piloto da Mercedes se adequar à regra que proíbe o uso de joias em corridas.
A principio, Hamilton teria até o Grande Prêmio de Mônaco, disputado neste fim de semana, para remover o piercing. Agora, o britânico terá até o começo de julho. Dessa forma, além de Mônaco, o piloto poderá correr no Azerbaijão e no Canadá com o acessório.
A proibição do uso de joias em corridas foi criada em 2004, mas reforçada em abril deste ano por Niels Wittich, diretor de prova da Fórmula 1. A medida, porém, incomodou alguns pilotos. Hamilton ameaçou não disputar o GP de Miami, já Sebastian Vettel vestiu uma cueca por cima do macacão.
“Honestamente, sinto que estamos dedicando tempo e energia demais nisso. Já falei tudo o que sinto que precisava dizer. Tirei os brincos toda vez que entrei no carro. A proibição surgiu em 2005, e todos nós usamos joias durante toda nossa carreira e isso nunca foi um problema no passado. Não há razão para que seja um problema agora”, disse Hamilton nesta semana, já em Mônaco.
Já a FIA justifica que “a presença de joias pode retardar, devido ao risco de ‘enroscar’, a remoção emergencial de equipamentos de segurança do motorista, como capacete, balaclava e macacão. No caso em que imagens médicas são necessárias para informar o diagnóstico após um acidente, a presença de joias no corpo pode causar complicações e atrasos significativos”.
Polêmicas à parte, Hamilton foi o 12º no segundo treino livre do GP de Mônaco, realizado na tarde desta sexta-feira (27). O terceiro treino livre acontece neste sábado(28), às 8h, e a classificação será às 11h. O GP de Mônaco terá início às 10h de domingo (29).
Fonte: Notícias ao Minuto