A FIEB recebeu o Conselheiro Comercial e Econômico da Embaixada do Canadá, Stanley Gomes, em uma visita para discutir sinergias econômicas e oportunidades de investimento entre o Canadá e a Bahia. No dia anterior, Stanley esteve no SENAI Cimatec conhecendo o centro tecnológico.

Participaram da reunião o presidente da casa, Carlos Henrique Passos, o presidente do Sindifibras e do Conselho de Comércio Exterior (COMEX) da Federação, Wilson Andrade, a gerente do Centro Internacional de Negócios, Patrícia Orrico, e o Superintendente de Desenvolvimento Industrial da FIEB, Marcus Verhine.
“Especialmente agora, após as decisões comerciais anunciadas pelo governo dos Estados Unidos (taxação de produtos), o Canadá tem interesse em estreitar laços com países como o Brasil e eu tenho a missão de apresentar oportunidades da Bahia, então estou aqui para conhecê-las melhor”, disse Stanley Gomes.
Wilson Gomes apontou que há boas oportunidades de negócios nas áreas de madeira plantada e fibras, que precisa de parceiros. Já Patrícia Orrico falou sobre os produtos baianos de maior valor agregado para exportação, como a cachaça e o fumo.
O presidente da FIEB lembrou que a Bahia já teve uma presença forte de empresas canadenses no estado, na área química e de mineração, segmentos em que podem voltar a prosperar negócios entre o país norte americano e o estado nordestino. “Precisamos ir além, olhar para o futuro e provocar o diálogo para conhecer as oportunidades”, afirmou.
Marcus Verhine lembrou que, de 27 a 29 de agosto acontece a INDEX – A Feira da Indústria da Bahia 2025, um ambiente propício para o surgimento de novas ideias, a formação de parcerias estratégicas e a geração de negócios.
Fonte: Sistema FIEB / Foto: Sistema FIEB