Filho de professora, jovem baiano é um dos 60 alunos a tirar mil na redação do Enem

cidades educação

Por Ana Almeida 

Alex Novaes Maciel, um jovem de 20 anos, é filho de uma mãe solo que também é professora de redação. Ele foi um dos quatro estudantes da Bahia a conquistar a nota máxima na redação do Enem 2023.

Natural de Poções, ele é o penúltimo de uma família com cinco filhos e tem o objetivo de ingressar no curso de medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Ao G1 Bahia, o jovem disse que a preparação para a redação do Enem teve início durante o primeiro ano do ensino médio, em 2018, quando estudava no Instituto Educacional Cecília Meireles, em Poções. Lá, ele foi aluno de sua própria mãe, que também ministra aulas de redação, e depois passou a auxiliá-la em aulas particulares fora da escola, como forma de complementar a renda da família.

Após sair da escola em 2020, Alex passou a estudar por conta própria em casa, dedicando-se intensamente com prática, leitura e revisões.

O jovem teve a intuição de que havia feito uma boa redação no Enem 2023, mas não tinha certeza de que alcançaria a nota máxima.

Ao retornar para casa após a prova, ele mostrou o rascunho do texto, que estava em seu caderno de prova, para sua mãe, que também é professora de redação. Ela leu o rascunho e considerou-o muito bom, percebendo que a nota seria superior a 900, mas ainda havia dúvidas quanto à nota máxima.

A confirmação da conquista veio na terça-feira (16), enquanto a família estava em casa realizando algumas atividades.

Além da redação, o jovem foi bem nas outras provas do exame, o que aumenta a expectativa para o ingresso no curso de medicina. A partir de segunda-feira (22), a nota pode ser lançada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), onde os estudantes se inscrevem nas universidades através das notas de corte.

Com informações do Blog do Valente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *