A Festa Literária Internacional do Pelourinho escolheu a yalorixá Mãe Stella de Oxóssi para homenagear em sua edição de 2023, de acordo com anúncio feito nesta quarta-feira (29).
Autora de nove livros que trazem como temática o saber ancestral das religiões de matriz africana, Mãe Stella ocupou a cadeira de número 33 da Academia de Letras da Bahia, cujo patrono é o poeta Castro Alves, e recebeu os títulos de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Bahia e Universidade do Estado da Bahia. Além disso, também foi agraciada com títulos, como a Comenda Maria Quitéria, a Ordem do Cavaleiro e a Ordem do Mérito, da Prefeitura de Salvador, Governo da Bahia e Ministério da Cultura, respectivamente.
Considerada uma das maiores festas literárias do Brasil, a Flipelô acontece entre os dias 9 e 13 de agosto, no Centro Histórico de Salvador. Em sua última edição, o evento contou com mais de 150 escritores convidados, 300 artistas participantes, 126 espaços envolvidos, reunindo um público de mais de 120 mil pessoas.
Fonte: Alô alô Bahia