Folclore do Sítio do Picapau Amarelo chega a Feira de Santana em apresentação gratuita na Praça da Kalilândia

cultura

espetáculo “Uma Aventura no Sítio do Picapau Amarelo” será apresentado de forma gratuita no próximo sábado (13/09/2025), às 16h, na Praça da Kalilândia, em Feira de Santana. A atração, inspirada na obra de Monteiro Lobato, integra a temporada 2025 do programa Diversão em Cena, promovido pela Fundação ArcelorMittal em parceria com a Belgo Arames, e promete envolver o público com personagens icônicos da literatura infantil brasileira.

Apresentação e enredo

Com duração de 50 minutos, a peça é assinada pelo Grupo Stripulia, de Salvador, e reúne no palco Narizinho, Emília, Visconde de Sabugosa e Marquês de Rabicó. A narrativa mostra os personagens enfrentando um dos planos da Cuca, figura do folclore nacional.

Público-alvo e classificação

O evento possui classificação livre e é recomendado para crianças a partir de 3 anos. A proposta é aproximar diferentes gerações do universo literário por meio do teatro.

Grupo Stripulia

Fundado há 15 anos em Salvador, o Grupo Stripulia soma mais de 60 peças em seu repertório, com produções voltadas ao público infantojuvenil. O grupo realiza apresentações em teatros, escolas, praças públicas, hospitais e outros espaços culturais.

Estrutura itinerante

A companhia utiliza um acervo de cenários e figurinos que possibilita a realização de apresentações em locais variados, facilitando o acesso ao teatro em cidades do interior.

Programa Diversão em Cena

Diversão em Cena foi criado há 15 anos pela Fundação ArcelorMittal, em parceria com a Belgo Arames, para promover acesso gratuito ou a preços populares a espetáculos culturais em diferentes estados brasileiros.

Alcance nacional

Desde sua criação, o programa já impactou mais de 1 milhão de pessoas, com apresentações em Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, sempre com apoio de produtores culturais e Leis de Incentivo à Cultura.

Patrocínio e realização

A apresentação em Feira de Santana é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Fundação ArcelorMittal e da Belgo Arames.

Parceiros institucionais

O evento conta com realização da Lima Produções Culturais e do Ministério da Cultura, integrando o calendário de iniciativas do Governo Federal.

Fundação ArcelorMittal e Belgo Arames

Fundação ArcelorMittal atua há mais de 30 anos direcionando investimentos sociais do grupo nas áreas de educação, esporte e cultura, alcançando cerca de 450 mil pessoas anualmente.

Sobre a Belgo Arames

Com 50 anos de atuação, a Belgo Arames é referência na transformação de arames de aço, com unidades em oito cidades brasileiras e sede em Contagem (MG).

Fonte: Jornal Grande Bahia / Foto: Rafael Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *