Greg Williams lançou um livro em que explica o contexto das imagens registradas de celebridades Hollywood
Esteja ele nos bastidores do Oscar, tirando pôsteres da franquia James Bond ou percorrendo os sets de mais de 200 filmes, Greg Williams desfruta do tipo de acesso com o qual a maioria dos fotógrafos de celebridades só pode sonhar.
O ex-fotógrafo de guerra, que cobriu conflitos na Chechênia e Serra Leoa na década de 1990, capturou momentos íntimos com grande parte da lista A de Hollywood. E, nos últimos seis anos, o fotógrafo britânico compartilhou o que chama de “colapsos” de fotos individuais com mais de 1,2 milhão de seguidores no Instagram.
Em uma extensão desta série, Williams publicou um novo livro, “Photo Breakdowns: The Stories Behind 100 Portraits”, contando as histórias por trás de suas fotos favoritas.
Na introdução, ele expressa esperança de poder ajudar os fotógrafos iniciantes em sua própria prática, explicando seus processos.
“Como fotógrafos, muitas vezes partimos para uma sessão de fotos com uma ideia da foto que gostaríamos de tirar”, escreve ele.
“Uma das principais lições que espero que você aprenda com este livro é manter a mente aberta para mudar, porque muitas vezes a foto que você acaba não será a que você queria tirar, e quanto mais cedo você conseguir superar isso, mais rápido poderá capturar a imagem que está realmente se desenrolando à sua frente.”
- Joaquin Phoenix e Rooney Mara
“Esta foto de Joaquin Phoenix e Rooney Mara foi tirada na noite do Oscar, logo após Joaquin ter ganho o prêmio de Melhor Ator por ‘Coringa’“, explica.
“A história desta foto, para mim, é uma história de amor. Você tem duas pessoas que claramente se adoram e que, apesar de sua grande fama, são realmente muito realistas e felizes na companhia uma da outra. Rooney tirou os saltos altos e ainda está com o vestido de baile, mas ela está usando Converse. E lá estão eles comendo esses hambúrgueres veganos.”
“Joaquin e Rooney queriam usar a vitória no Oscar e a atenção que isso trouxe para destacar o veganismo, uma causa muito próxima de seus corações. Eles chegaram com uma presença tão discreta que o mar de fotógrafos do outro lado da rua que estavam fotografando chegadas em outra festa nem os notou entrando ou saindo”, conta.
- Cate Blanchett
“Esta é uma foto de Cate Blanchett no Festival de Cinema de Veneza de 2020. Não há iluminação especial acontecendo aqui. Não é nada além do sol. Ela está literalmente olhando para cima e provavelmente estou na ponta dos pés pedindo a ela para mover a cabeça para que o sol caia perfeitamente em seu rosto” conta.
“A lição aqui é que, se você não pode mover sua luz (o que é impossível quando você está trabalhando com o sol como fonte de luz), você deve mover seus assuntos para a luz. Ao inclinar o rosto de Cate de volta para a luz do sol aqui, transformamos o sol – que de outra forma teria criado sombras bastante duras – em uma luz de beleza suave. Então tudo que eu tinha que fazer era subir um pouco mais alto”, explica.
- Willem Dafoe
“Fiz esta foto de Willem Dafoe no Festival de Cinema de Veneza. Estávamos no pátio deste hotel, que era muito bonito, mas realmente não oferecia nada. Willem disse: ‘Eu entendo. Tudo parece ótimo, mas não é o que você quer’. Então procuramos algo para fazer. E havia uma pequena fonte e ele disse, ‘Oh, eu posso brincar com isso.’ Então ele começou a brincar com a água, jogando a água na minha direção. Ele encharcou completamente minhas calças, então no final parecia que eu tinha feito xixi”, diz.
“É aqui que você consegue acidentes felizes. Ele provavelmente fez isso 20 vezes: splash, splash, splash. E esta é a imagem que de longe superou todas as outras. Tem essa curva linda onde as gotas d’água emolduram seu rosto tão perfeitamente.”
“Às vezes você tira uma foto, às vezes você cria uma foto e outras vezes você realmente faz uma foto com o assunto”, conclui.
- Kate Winslet
“Esta é Kate Winslet parada no oceano, e é definitivamente uma das minhas fotos favoritas dos últimos dois anos. Não estamos muito longe de onde ela mora e fomos dar uma volta na praia. A ideia foi muito dela. Eu queria colocá-la no mar, mas imaginei uma longa praia de areia, nada como essa cena violenta e poderosa”, conta.
“Nós dois adoramos o fato de que, antigamente, isso exigia centenas de assistentes, equipes de efeitos especiais, as pessoas traziam máquinas de ondas extras para garantir que fosse ondulado o suficiente. Mas aqui nós apenas fizemos isso. O marido dela estava me ajudando – até precisei das galochas dele emprestadas. Composicionalmente, ela é enquadrada perfeitamente pelos quebra-mares, um terço do quadro.”
- Olivia Colman
“Registrei isso quando Olivia Colman estava promovendo ‘The Crown’. Como acontece com muitas das minhas fotos favoritas, a sessão de fotos acabou. Tínhamos comprado todas essas coroas para as fotos e ela disse, ‘Oh meu Deus, minha filha iria adorar.’ Eu disse a ela para pegar quantos ela quisesse. Aí ela enfiou um na cabeça, e depois enfiou outro na cabeça, e eu só rindo, incentivando ela. E ela continua, empilhando essas coisas”, conta.
“Assim que levantei minha câmera, todo o momento acabou em segundos. A lição para quem tenta tirar fotos que tenham esse tipo de alegria é: não acabou até que todos tenham deixado o prédio. Você nunca sabe de onde virá o momento mais autêntico.”
Fonte: CNN Brasil