Um dos maiores sambistas deste país será homenageado pela Fundação Gregório de Matos (FGM).
O Prêmio que leva o nome do artista vai contemplar iniciativas cunho artístico-culturais que tenham baixo orçamento e/ou curta duração.
Os recursos destinados à premiação são oriundos da Lei Aldir Blanc e vai destinar o valor de R$15 mil para cada proposta artística-cultural selecionada.
Para falar mais sobre o projeto, a Rádio Sociedade entrevistou o Gerente de Promoção Cultural da Fundação Gregório De Matos, Felipe Dias Rêgo.
Durante o encontro, Felipe explicou que em virtude do atual cenário de pandemia do novo coronavírus, as produções deverão ser formatadas no modelo virtual e que poderão participar do concurso pessoas físicas, jurídicas, MEIs, residentes no município de Salvador a pelo menos dois anos.
Ainda segundo o gerente da FGM, que o edital é fruto da Lei Aldir Blanc de 2020, que destinou à cidade o valor de 18,7 milhões para executar em projetos culturais. Deste montante, o valor remanescente de 1,8 milhão será destinado ao Prêmio Riachão.
“Após aprovação em senado, no congresso federal nós ficamos autorizados a aplicar estes recursos. Então agora, estamos aplicando os recursos restantes dos que recebemos em 2020 […] o grande objetivo deste recurso é fazer com que ele chegue de forma mais rápida e para o maior número de pessoas possíveis. Este modelo foi um modelo solicitado pela sociedade cultura; que não fossem projetos de grande porte ou que dificultassem a execução”, reforçou.
As inscrições estão abertas até o dia 17 de setembro pelo site www.culturafgm.salvador.ba.gov.br.
Fonte: sociedadeonline