Sábado, 22 de março de 2025
George Foreman morreu nesta sexta-feira (21), aos 76 anos. Um dos maiores pugilistas da história, ele ficou famoso também com grill após pendurar as luvas.

A carreira de empreendedor foi lançada logo após a de atleta ser aposentada em 1997. Para quem era fora da bolha do boxe, a fama veio como George Foreman Grill.
Nos anos 2000, o grande ‘boom’ aconteceu. Foreman ganhou uma bolada na época de US$ 139 milhões para ceder o seu nome para a empresa norte-americana Salton na criação da grelha, sucesso de vendas no mundo inteiro.
E o Brasil, é claro, não ficou de fora dessa. Na época, era bastante comum ver propagandas da marca em quase todas as emissoras de tv aberta.
Uma verdadeira lenda do boxe
George Foreman teve uma ascensão meteórica no boxe e chamou a atenção ao conquistar a medalha de ouro nas Olimpíadas de 1968, na Cidade do México, com apenas 19 anos.
Cinco anos depois, o lutador escreveu seu nome na história do boxe ao ser campeão da Associação Mundial de Boxe (WBA) e do Conselho Mundial de Boxe (WBC) da categoria peso-pesado ao vencer Joe Frazier.
Depois de levar a melhor nas duas vezes que defendeu o título, Foreman perdeu o cinturão para Muhammad Ali em 1974 na “Luta do Século”. O combate realizado no antigo Zaire (hoje é a República Democrática do Congo) teve um público de 60 mil pessoas.
Foreman voltou a lutar profissionalmente apenas em 1977, quando foi derrotado por Jimmy Young. Depois, o atleta se tornou pastor e ficou 10 anos afastado do esporte. O tempo parado não impediu que o americano emplacasse 24 vitórias seguidas no seu retorno. Os brasileiros Maguila e Manoel de Almeida estiveram entre as vítimas.
A sequência chegou ao fim com a derrota para Evander Holyfield na disputa do cinturão. Mas Foreman não baixou a guarda e, aos 45 anos, entrou para a história do boxe como o mais velho campeão dos peso-pesados ao ganhar de Michael Moorer.
Após vencer as três defesas de título seguintes, Foreman perdeu para Shannon Briggs e decidiu encerrar a carreira no boxe, em 1997, com 76 vitórias e apenas cinco derrotas em 81 lutas.
Fora do ringue, o ex-lutador ganhou destaque com o lançamento de um grill que levou seu nome e foi sucesso de vendas em todo o mundo, e pregava na Igreja do Senhor Jesus Cristo, fundada por ele mesmo em 1980.
Morte sem causa informada
Nesta sexta-feira (21), a morte de Foreman foi divulgada nas redes sociais da lenda do boxe. O ícone do esporte teve 12 filhos e era casado desde 1985 com Mary Joan Martelly.
A causa da morte não foi informada pelos familiares. Segundo ESPN, Foreman deixa um legado e tanto para o esporte – e também para o empreendedorismo.
Além do boxe, George Foreman fez sucesso no mundo do empreendedorismo Getty Images