Por Ipirá City – Segunda, 11 de Abril de 2022
Geraldino Nascimento Santana, (Sambador) nasceu em 31 de maio de 1965, filho de Dona Rosa Sampaio Nascimento e Senhor Manuel Araújo Santana.
A trajetória de Geraldino no samba teve início em 1986 onde ouvindo a rádio Sisal, o programa com o locutor Elevan Cedraz a época havia pedido para que os jovens não deixassem o samba morrer.” Se não tiver instrumentos peguem uma lata, qualquer coisa e no fundo do quintal faça o samba”.
”Eu chamei meu primo, o Roque começamos a ter inspiração e aprendemos a bater cuia e pandeiro, além de aprender fazer chulas e batuques. Nos anos 90 viajamos para São Paulo e infelizmente perdemos o amigo (Roque), fiquei uma temporada sem sambar, no ano 2012 montei uma escolinha de samba em Ipirá a ideia foi se espalhando, no mesmo ano eu fazia motoboy na praça quando Zé da hora me convidou para fazer um samba e fizemos o samba com 5 pessoas, onde os ”sambadores” falaram que ” Os palhaços estavam na praça.
Mas, não desanimamos 15 dias depois voltamos e foi juntando cada vez mais apreciadores as coisas foram aumentando, conheci o Psicólogo Otávio Mendes que me ajudou bastante nas conquistas do samba, chegamos a fazer cinco aniversários. Fiquei afastado por quarto ano do samba e foi então que surgiu a oportunidade de fazer o programa ” A hora do samba amigos para sempre ” na Antena FM, onde permaneço até o momento e não pretendo abandonar o samba, pois, o samba é história, é cultura e não podemos deixar cair e vou fazer de tudo para cada dia que passa essa história aumente cada vez mais.”
Geraldino é uma figura, um ícone e com certeza faz parte da história cultural de Ipirá, fica aqui a nossa homenagem a essa personalidade da nossa cidade.