O Governo da Bahia foi condenado a indenizar um homem, que foi preso e espancado por policiais militares depois de vaiá-los em 2007 na cidade de Itabuna. De acordo com informações divulgadas pelo jornal O Globo, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) estabeleceu o valor em R$ 100 mil reais para serem pagos em compensação aos danos morais causados a vítima.
O caso aconteceu no dia 13 de dezembro e na ocasião, o homem – de nome não divulgado – teve a casa incendiada. Ele acionou o Corpo de Bombeiros, porém a corporação chegou ao local da ocorrência, com um carro da Polícia Militar, duas horas depois do chamado.
Com a demora, o fogo destruiu a casa da vítima e já tinha sido controlado por ele e pelos vizinhos. No momento em que os militares chegaram, todos foram vaiados assim como a equipe do Corpo de Bombeiros.
O dono do imóvel foi espancado e preso por desacato. Na Justiça, a decisão da 2ª Câmara Cível do TJ-BA foi por unanimidade. De acordo com informações da TV Justiça, o colegiado entendeu que ficou comprovado que os policiais cometeram abuso de poder e agiram com extrema violência.
Os desembargadores destacaram que as agressões provocaram traumas na vítima. O homem perdeu parte da visão e passou a ter crises convulsivas. A Polícia Militar ainda não se pronunciou sobre o caso.
Fonte: IBahia