Foto: Janaína Neri/Ascom-SJDH

Governo do Estado garante emissão gratuita de RG para pessoas idosas em Salvador

Bahia

Matilde Pinheiro dos Santos, de 84 anos, teve a oportunidade de renovar a sua carteira de identidade na ação itinerante SAC +60, realizada nesta terça-feira (20), pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), através da Coordenação de Articulação de Políticas para a Pessoa Idosa – (CAPI), em parceria com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), Instituto de Identificação Pedro Mello e o Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA). Ter acesso ao serviço de forma gratuita motivou Dona Matilde a buscar o atendimento, realizado na sede do Espaço Cultural Alagados, no bairro do Uruguai, em Salvador.

“Fiquei sabendo da ação pela diretora do espaço. O atendimento foi muito bom, as meninas são educadas e pacientes. O meu documento já estava perto de completar 10 anos e eu estava precisando muito dele. Essa ação me ajudou a economizar e ter meu RG novo”, disse dona Matilde Pinheiro.

Além de Dona Matilde Pinheiro, a ação garantiu a emissão da 2ª via do RG para 100 pessoas idosas acima de 60 anos, em situação de vulnerabilidade social, assistidos pelo CAMA e por outras organizações comunitárias e empreendimentos populares da Península de Itapagipe, através da Comissão de Articulação e Mobilização dos Moradores da Península de Itapagipe (Cammpi).

“Estamos sendo contempladas com as políticas públicas voltadas para o idoso. Estamos garantindo o direito do idoso de ter o documento, o direito dele de estar conquistando outros benefícios através do RG. O idoso vai conseguir atingir outras coisas, sair de uma zona de vulnerabilidade e conquistar outros espaços. A gente se sente respeitada e traz outras expectativas para essas pessoas que não tinham condições de tirar o RG”, explicou a coordenadora do CAMA, Andreia Araújo.

A iniciativa pioneira visa ofertar serviços gratuitos para públicos vulneráveis, com foco no acesso à justiça e promoção da cidadania. “Proporcionar o acesso a direitos é uma ação prioritária da SJDH. É essencial pensarmos a participação da pessoa idosa em todos os contextos, considerando o acesso aos documentos como um direito básico assegurado. Esse acesso não apenas abre portas para a obtenção do documento em si, mas também para a garantia de outros direitos. A SJDH, em parceria mais uma vez com o SAC e o Instituto Pedro Mello, vem abrilhantar a atividade e fortalecer ainda mais a parceria que vem dando certo”, afirmou a coordenadora de Articulação de Políticas para a Pessoa Idosa da SJDH, Lídia Santos.

O atendimento itinerante, de acordo com o SAC, vai permitir que a população vulnerável possa ter acesso aos serviços com qualidade, sem precisar se deslocar para outras unidades. “O nosso objetivo é ampliar o serviço de cidadania junto com a SJDH e o Instituto de Identificação Pedro Mello. Quem ganha é a comunidade local que terá acesso ao serviço com qualidade dentro do padrão do SAC, sem se locomover para um shopping ou a unidade SAC. Queremos estar mais próximos da comunidade e promover a cidadania”, ressaltou a diretora de Operações do SAC, Nilza Rios.

📲 Clique aqui e participe do Canal do Ipirá City no WhatsApp

Fonte: Informe Baiano