Gringo Cardia vai projetar novo Museu Casa de Ruy Barbosa, em Salvador

cultura

O museu instalado na casa onde nasceu o jurista, escritor e jornalista Ruy Barbosa, no Centro Histórico de Salvador, será repaginado pelas mãos do arquiteto e designer Gringo Cardia. A contratação do artista multimídia foi aprovada pela Diretoria Executiva da Associação Bahiana de Imprensa (ABI) no início de junho, para desenvolver o projeto conceitual do novo Museu Casa de Ruy Barbosa. 

Nessa quinta-feira (14), às 9h, a entidade vai receber Cardia em sua sede para a formalização do contrato. O ato de assinatura integra o encontro do colegiado responsável pela agenda “Ruy Barbosa, 100 anos depois”, comemorativa ao centenário de falecimento do jurista baiano.

O plano museográfico prevê uma narrativa contemporânea para apresentar a história e o legado do jurista, político, intelectual e jornalista baiano Ruy Barbosa (1849-1923), uma das personalidades mais importantes do Brasil do século XIX e XX.

Gaúcho, Gringo já deixou sua marca na cena cultural da Bahia. Por aqui, o renomado diretor artístico e curador assinou projetos importantes como o Museu A Casa do Rio Vermelho de Jorge Amado Zélia Gattai, sobre os dois escritores, e o Museu Cidade da Música da Bahia, equipamento interativo, tecnológico, que conta a história da música baiana, e suas influências, além de ter feito direção de arte e capas de disco para Tom Jobim, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Marisa Monte, Chico Buarque, Daniela Mercury, Carlinhos Brown, Ivete Sangalo e outros.

Referência nacional e internacional com prêmios no Brasil e no exterior, Cardia foi o responsável pelo projeto do novo “Museu da Cruz Vermelha Internacional”, em Genebra, na Suíça, com os premiados arquitetos Shigeru Ban Francis Kéré. Este é o museu de maior visitação na Suíça. A Exposição ganhou o prêmio “Nova Linguagem de Museus”, no European Award of Museums (2015).

Agora, vai emprestar a sua experiência para trazer um novo conceito de museu para a Casa de Ruy Barbosa. “O museu terá vídeos gráficos históricos, feitos exclusivamente para contar os diversos aspectos da vida e obra de Ruy Barbosa e fazer um paralelo com a vida do jovem popular no Brasil, além de cenografia usando alguns objetos reais e instalações artísticas lúdicas, com games e a participação do público com seus monitores”, descreve o arquiteto.

O estúdio ACASAGRINGOCARDIA DESIGN destaca a atuação de Ruy Barbosa na área da educação e anuncia uma concepção museográfica que visa atingir, principalmente, o público jovem, para quem os legados são importantes referenciais de valores, identidade e direitos. “O museu terá uma linguagem tecnológica contemporânea, imersiva e interativa que fará os jovens interagirem de maneira lúdica e teatral com a vida de Ruy Barbosa e a busca dos direitos dos jovens contemporâneos”.

De acordo com Gringo Cardia, o projeto será desenvolvido em três etapas: A primeira compreende conceito geral, descrição do conteúdo expositivo e dos vídeos gráficos, a apresentação dos espaços e das soluções cenográficas e temáticas abordadas; A segunda é a elaboração do projeto detalhado para construção, pesquisa e textos a serem produzidos para gerarem roteiros didáticos para todos os vídeos e apresentações; Por fim, a instalação da cenografia do museu e de todo o sistema tecnológico e projetos audiovisuais dentro da museografia.

Para o jornalista Ernesto Marques, presidente da ABI, a contratação da ACASAGRINGOCARDIA é uma sinalização “muito clara” de que tipo de museu a entidade pretende fazer para o renascimento da Casa de Ruy Barbosa no centenário de morte do jurista. “É, ao mesmo tempo, um convite aberto a todos os potenciais parceiros que tenham interesse na promoção da memória, da cultura da Bahia, a todas as empresas e instituições de fomento que queiram financiar um bom projeto no Centro Histórico de Salvador, no ninho onde nasceu o Águia de Haia”, comenta.

Os esforços da ABI para restaurar o Museu Casa de Ruy Barbosa integram a agenda “Ruy, 100 anos depois”, uma programação para celebrar o centenário de falecimento do ilustre jurista, em 1º de março de 2023. Um colegiado formado por 13 instituições baianas articula a comemoração da data. As informações são da ABI.

Fonte: Alô alô Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *