O ex-secretário de saúde de Guanambi, na região sudoeste da Bahia, o odontólogo e advogado André Moitinho fez uma grave denúncia na segunda-feira (10). Segundo Moitinho, em publicação pessoal em grupo de WhatsApp e confirmada pelo site Achei Sudoeste, ele afirma que: “Pasmem! Fui informado que tem médico atendendo nas unidades do município que está aliciando, induzindo os pacientes a fazerem cirurgias no setor privado, no particular, cirurgias simples que sempre foram feitas pela Secretaria Municipal de Saúde. Agora o absurdo, eu dou um doce pra quem adivinhar pra qual hospital ele encaminha! Eita Guanambi de sorte!”, ironizou.
O ex-secretário ainda conclamou a imprensa e a população a denunciar a suposta prática e reiterou: “Senhores radialistas aqui presentes, joguem essa informação no ar, vamos ver se as pessoas se encorajam e denunciam atos dessa natureza que envergonham o serviço público, o SUS”, finalizou.
O atual secretário de saúde de Guanambi é o médico anestesista Edson Luís Lélis Costa, o Dr. Luia. Em recente entrevista para a radialista Neide Lu, da Rádio 106 FM, Luia afirmou que na cidade existem uma média de 500 cirurgias eletivas na fila de espera. No próximo dia 27 de julho, completará seis meses da gestão do novo secretário e as cirurgias eletivas em alta escala não foram retomadas. A prefeitura municipal e a secretaria de saúde ainda não se pronunciaram sobre o caso.
Fonte: Achei Sudoeste