Por: Tiago Marques 01 de Outubro de 2021
Seis municípios da região Sudoeste da Bahia fazem parte do projeto Cidades Empreendedoras. O objetivo do programa é colaborar com o desenvolvimento dos cidades integrando a gestão pública e os pequenos negócios. Um desses municípios é Guanambi, cidade com cerca de 85 mil habitantes e um dos polos econômicos da região.
De acordo com Josinete Viana, gerente regional do Sebrae, a parceria da entidade com o município de Guanambi vai potencializar algumas iniciativas que o município já possui. “Dessa forma, nós podemos desburocratizar e criar um ambiente de negócios mais favorável para que o empresário de Guanambi possa se desenvolver e, assim, contribuir com o desenvolvimento do município”, destacou.
Diversas ações já foram implementadas no município após o início do projeto, com destaque para a ampliação da participação dos pequenos negócios no volume de compras governamentais, o fortalecimento da agricultura familiar na merenda escolar, a expansão dos serviços prestados pela Casa do Empreendedor, a integração do município à rede nacional para a simplificação do registro e da legalização de empresas e negócios, o fortalecimento da figura do Agente de Desenvolvimento, a ampliação do acesso à Educação Empreendedora para alunos da rede municipal, a criação de mecanismos de aprimoramento da gestão municipal e o fomento à inovação e à adoção de práticas sustentáveis na gestão pública.
Segundo o prefeito do município, Nilo Coelho, a gestão participa do programa confiante nas possibilidades de desenvolvimento. “Decidimos participar do Programa Cidades Empreendedoras por acreditar no potencial de Guanambi em relação ao campo empreendedor, pela competência e pela parceria com o Sebrae, além do fortalecimento da nossa gestão na promoção de políticas públicas e desenvolvimento econômico dos pequenos negócios em nosso município”, destacou o gestor.
Próximos passos
Diversas ações já foram implementadas e o município planeja ampliar a atuação do projeto com novas atividades. Os objetivos são criar a Semana do Empreendedorismo nas escolas, capacitar dos Agentes de Desenvolvimento para ampliação dos atendimentos às micro e pequenas empresas, criar a “Casa do Empreendedor Digital” para tornar os serviços da Casa do Empreendedor acessíveis no meio online e criar um regime emergencial para avaliação de crédito durante o período de crise, garantindo acesso a empréstimos facilitados.
Existem ainda outros projetos previstos no plano de ações: realizar a campanha “Valorize o Comércio Local”, visando incentivar as vendas do comércio do município; o projeto “Fomenta Guanambi”, para capacitar e qualificar os empresários locais para que participem de forma mais ativa e com possibilidades reais das licitações do município; o Fórum das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, com a finalidade de propor, de forma consultiva, a formulação da política de desenvolvimento das empresas no âmbito municipal e a criação da Feira da Agricultura Familiar em Guanambi e nos distritos de Ceraíma, Mutãs e Morrinhos.
Para o prefeito de Guanambi, Nilo Coelho, o município, em parceria com o Sebrae, está engajado em alavancar os pequenos negócios. “A parceria com o Sebrae tem nos ajudado a fomentar ações de apoio aos pequenos empresários locais através das consultorias. Estamos focando na aplicação do plano de ação e juntamente com o Comitê Gestor Municipal, contamos com participação dos representantes dos órgãos do executivo municipal e instituições da sociedade civil organizada”, concluiu o prefeito.
Agência Sebrae de Notícias Bahia / Foto: Tiago Marques / Agência Sertão