Manchester City e Everton ficaram no empate de 1 a 1, nesta quinta-feira (26), na abertura da 18ª rodada da Premier League. No primeiro jogo do Boxing Day, o time do técnico Guardiola decepcionou os torcedores que compareceram ao Etihad Stadium. Bernardo Silva abriu o placar antes de Ndiaye deixar tudo igual, ainda no primeiro tempo. O cenário ficou ainda pior após Haaland desperdiçar penalidade.
O resultado faz o City ocupar a 6ª posição, que será perdida ao final da rodada após o confronto entre Newcastle x Aston Villa.
Confira a classificação da Premier League
Este foi o quinto jogo seguido da equipe sem vitória, com a parte física dando mostras de não estar nas melhores condições. Nos últimos 13 jogos, o City venceu apenas uma partida, uma sequência indigesta para um elenco acostumado a superar seus adversários. No recorde das últimas oito apresentações, o City é o lanterna da Premier League.
O Everton, que briga na parte de baixo da tabela, é o 15° colocado, com 17 pontos, cinco acima do Z3. A dificuldade de vitória também aparece para os Toffees, que venceram apenas um dos últimos nove jogos. Este foi o terceiro empate seguido do clube, que conseguiu segurar, nesta sequência, potências como Chelsea e Arsenal.
O time do técnico Guardiola, apesar da qualidade técnica, segue apresentando irregularidades durante os 90 minutos e falhas na defesa, que têm sido bem aproveitadas pelos adversários.
O sonho do título, que hoje parece distante (11 pontos para o líder Liverpool), faz a situação ser ainda pior, com a equipe correndo risco de não se classificar para a Champions caso uma melhora imediata não apareça.
No domingo (29), o City visita o Leicester, com o Everton encarando o Nottingham, no mesmo dia dentro de casa.
Veja os detalhes de Manchester City x Everton
Intensidade e gol no começo
O City começou o jogo partindo pra cima do Everton, com o atacante brasileiro Savinho sendo bastante acionado. Gvardiol carimbou a trave do time de Liverpool logo nos primeiros minutos, com a posse do time de Guardiola surtindo resultado aos 14 minutos.
Doku enfiou boa bola nas costas da zaga para Bernardo Silva, que se atirou no carrinho para finalizar. Ele contou com desvio da zaga para superar o goleiro Pickford e fazer o time da casa ter um bom começo de confronto.
Com a vantagem no placar, o City não tinha pressa para acelerar o jogo, preferindo controlar o resultado e deixar o Everton correr atrás do prejuízo. O time visitante encontrava poucos espaços para incomodar o atual campeão.
Pesadelo de volta
A tranquilidade do City terminou ainda no primeiro tempo, quando Ndiaye aproveitou falha da zaga para ser rápido no gatilho na chance que teve. Ele dominou e já finalizou no ângulo de Ortega, que apenas olhou a bola balançar a sua rede, fazendo a chance da má fase do City se prolongar ainda mais.
O City não teve outra opção no segundo tempo a não ser buscar um postura incisiva. Aos 8 minutos, Savinho foi derrubado dentro da área, com a penalidade sendo desperdiçada por Haaland, que chegou a marcar após a defesa de Pickford, mas a posição de impedimento manteve o placar em igualdade.
Os Cityzens seguiram com posse, mas sem inspiração, tendo muito trabalho para conseguir criar chances reais de gol para voltar a ficar em vantagem. O Everton teve seus méritos para fechar os espaços e garantir um empate que aumenta, ainda mais, o drama do time de Guardiola.
Fonte: Flash Score / Foto: Darren Staples / AFP