Henrique Teles Maciel,“ o mestre” 1950 – 2014
Natural de Anguera, filho de Adelina Teles Maciel e José Raulindo da Silva Maciel, veio mirar em Ipirá desde a pequena infância. Menino inquieto, fugiu aos 18 para São Paulo onde teve curta temporada, retornando a Ipirá para até o fim da vida permanecer. Servidor Público Municipal, artista plástico, paisagista, poeta, em todas as suas habilidades um autodidata.
Sempre esteve envolvido nas atividades e eventos artísticos da nossa terra. Influenciado por amigos como Raimundo Sodré, Barreto, ele enxergou um mundo que não era comum a todos. Foi durante a gestão de Roberto Cintra que lhe deu carta-branca para ocupar sua mente fértil.
Realizou ainda na década de 80, replantio de 200.000 mudas de árvores, especialmente a algaroba, em todo território municipal. Bem antes do assunto reflorestamento virar assunto de urgência. Outro grande marco na sua trajetória foi idealizar do Arraiá do Camisão no governo Amenar Costa Santos. Sem verba para contratar, passou a vender quentão para pagar aos artistas… esse Arraiá hoje é a festa mais tradicional da cidade, reunindo milhares de pessoas e artistas de porte nacional.
Como artista plástico, ainda bem jovem realizava as decorações dos carnavais de rua, do Clube Caboronga e depois, nas inesquecíveis micaretas. Decorou por décadas a cidades nos Natais e também nos períodos juninos, acompanhado do famoso quentão, tb preparado por ele. Não podemos esquecer de falar da arborização de várias ruas e praças, dos jardins planejados e cuidado por ele. Henrique Maciel, contribuiu significativamente com a cultura, a arte, a natureza, parques e Jardins em Ipirá.