Hospital é pioneiro em cirurgia robótica no cooperativismo médico

saúde

O Hospital Unimed Bauru (HUB) atingiu um marco significativo ao completar mais de 1.500 cirurgias robóticas em apenas quatro anos desde a introdução do programa pioneiro no Sistema Unimed do Brasil. Essa conquista posiciona a instituição na vanguarda da medicina moderna, utilizando o avançado robô Da Vinci Xi para procedimentos precisos e minimamente invasivos.

João Luís Trentini, diretor técnico do HUB, destaca que a meta sempre foi buscar inovações para melhorar o atendimento, proporcionando maior segurança aos pacientes e eficiência aos médicos. “Nós temos como premissa oferecer uma medicina de qualidade, baseada em avanços tecnológicos que propiciem um atendimento de excelência, seguro e inovador”, destaca.

O robô Da Vinci Xi, da Intuitive Surgical, fabricado em Sunnyvale, na Califórnia (EUA), chegou para somar. O equipamento inaugurou uma nova era para os procedimentos cirúrgicos. “O robô é um equipamento com quatro braços, totalmente automatizado, operado pelo médico de maneira remota, através de controladores tipo ‘joystick’. Esse sistema reproduz os movimentos para os instrumentos robóticos, que se tornam mais precisos e atingem posições difíceis de se reproduzir pelo punho humano”, frisou Trentini.

As incisões são semelhantes às das videolaparoscopias tradicionais, com a vantagem de serem mais precisas. Com alta definição e tecnologia 3D, as imagens ganham amplitude e atingem 10 vezes o tamanho na visualização, oferecendo maior profundidade, alto contraste das cores, inibindo os tremores humanos e oferecendo uma grande comodidade ergonômica ao cirurgião.

“Um dos principais benefícios para o paciente é em relação à sua recuperação. Devido à menor manipulação do campo cirúrgico, o tempo de cirurgia e sangramento é menor, o paciente sente menos dor e a recuperação é mais rápida”, frisa o diretor técnico do hospital.

Primeira cirurgia

O Da Vinci Xi chegou a Bauru pouco antes da pandemia de covid-19. O centro cirúrgico do Hospital Unimed foi reformado, ganhando um espaço exclusivo para comportar o equipamento revolucionário. O primeiro procedimento realizado foi uma prostatectomia, no dia 14 de março de 2020, pelo médico Bruno Felipe de Souza.

“A introdução do robô Da Vinci Xi trouxe um acesso anatômico revolucionário, visão 3D HD cristalina e uma plataforma adaptada para tecnologias avançadas, permitindo aos cirurgiões maior precisão e mobilidade”, ressalta Marcus Vinícius Marques, presidente da Unimed Bauru.

O maquinário leva o nome de Da Vinci em referência às múltiplas habilidades do pintor renascentista Leonardo Da Vinci. É guiado pelo especialista por meio de um console, em que botões e pedais compõem algo similar ao joystick dos videogames.

Entre as especialidades beneficiadas por esse tipo de cirurgia, estão urologia, ginecologia, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia torácica e cirurgia de cabeça e pescoço.

Centro de formação

Além de sua excelência na prestação de serviços de saúde, o Hospital Unimed Bauru passou a ser um centro de certificação em cirurgia robótica. No total, a instituição já formou 75 médicos nessa especialidade, contando com a parceria do Centro de Estudos do Hospital Unimed Bauru (Cehub) e do Instituto Falke (Institute for Medical Enhanced Development).

“Fomos a primeira singular do Sistema Unimed no país a adquirir o robô Da Vinci Xi, considerado um grande avanço na área da medicina. Para operá-lo, o médico precisa ser certificado em cirurgia robótica, o que nos levou a investir na formação de novos profissionais para atuar nessa área”, explica Alberto Sanches, diretor de treinamento em simulação de cirurgia robótica do HUB.

Além de cooperados da Unimed Bauru, participaram alunos de outras cidades e estados, como, por exemplo, médicos de Dourados (MS), Araraquara, Ourinhos, Marília e São Paulo (SP).

“Como o curso contém os pré-requisitos solicitados pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, os alunos formados só precisam solicitar a habilitação junto às suas respectivas sociedades médicas, conforme a legislação”, explica Sanches.

A formação em cirurgia robótica para médicos de diversas especialidades amplia e democratiza o uso da tecnologia, propiciando avanços nos tratamentos para diversos tipos de doenças. “A cirurgia robótica revolucionou os procedimentos não invasivos”, frisa Sanches.

Inovação na área de urologia

O Hospital Unimed Bauru saiu à frente mais uma vez ao adquirir o Holmium Laser, um dos mais avançados para o tratamento da hiperplasia benigna da próstata, reforçando seu compromisso com a liderança em tecnologia e as melhores práticas médicas no interior do estado.

A técnica de Enucleação Endoscópica da Próstata, realizada com o Holmium Laser, é destacada pelo urologista cooperado da Unimed Bauru, Filemon Silva Casafus, como altamente eficaz para pacientes com próstata aumentada, proporcionando menor risco de sangramento, análise patológica do tecido removido e redução do tempo de internação.

Com cerca de 40% dos homens acima de 60 anos sofrendo de Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), o HUB continua a liderar com inovações que não só tratam, mas também melhoram significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

“Estamos comprometidos em oferecer o melhor em cuidados de saúde, investindo em tecnologia e na formação contínua de nossos profissionais”, destaca Roberson Antequera Moron, diretor superintendente do HUB.

Fonte: Portal da Saúde / Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *