O mesatenista brasileiro Hugo Calderano venceu no último domingo (15), o primeiro WTT Contender de 2023, em Durban, na África do Sul. A conquista veio após ele derrotar o ucraniano Yaroslav Zhmudenko por 4 a 0 (11/4, 11/5, 11/2 e 11/8), na final melhor de sete games.
Hugo foi cabeça de chave número um do torneio, que recebeu críticas por não ter muitos atletas do top-10 do ranking. Para chegar até a final, ele venceu Paul Drinkhall por 3 a 0 na primeira fase e depois ele eliminou o indiano Snehit Suaravajjula pelo mesmo placar.
Seu maior desafio foi nas quartas de final, quando teve um confronto difícil contra o chinês campeão mundial júnior, Lin Shendong e venceu por 3 a 2. Na semi, ele eliminou o sueco Anton Kallber por 3 a 1.
Ganhar a primeira etapa do ano foi ótimo para Hugo, que disputará a vaga nos Jogos Olímpicos e terá um WTT em casa pela primeira vez, para disputar neste ano.
Do outro lado, o ucraniano número 145 do mundo havia vencido apenas um jogo de WTT na carreira antes do torneio e alcançou sua primeira final.
No feminino, a chinesa Qian Tianyi venceu a compatriota Fan Siqi por 4 a 1 e conquistou seu primeiro título no Circuito.
O jogo
Hugo fez um excelente primeiro game, dominou, aproveitou os erros do ucraniano e foi perfeito quando teve o saque, vencendo o primeiro set por 11 a 4. O nível de concentração do brasileiro era muito alto e ele logo começou o segundo game abrindo 5 a 1.
Todos os ataques entravam, não importava se era forehand, backhand, diagonal ou paralela e ele fechou a segunda parcial no placar de 11 a 5. Atropelando o adversário, Hugo abriu 6 a 0 no terceiro set e venceu o game por 11 a 2, ficando a uma parcial do título.
O quarto game começou equilibrado, com Zhmudenko chegando a ficar na frente do placar com um 8 a 6 a favor, mas não demorou para que Calderano conseguisse ficar a frente, tendo três match points a favor. Ele precisou só de uma para fechar o jogo com a parcial em 11 a 8, após bola na rede do ucraniano
Próximo torneio
Na próxima semana, Hugo irá a Doha competir no WTT do Qatar. Na mesma competição, estará o também brasileiro Vitor Ishiy e Bruna Takahashi, os três estarão no torneio de simples e Vitor e Bruna disputarão as duplas mistas. O evento terá transmissão do Youtube da WTT e do Star+.
Fonte: Surto Olímpico