O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está realizando até segunda-feira 14, em Porto Seguro, dois treinamentos de combate aéreo a incêndios florestais. A iniciativa visa capacitar e certificar comandantes de helicópteros para o transporte de cargas utilizadas no enfrentamento a essas emergências ambientais.

Os cursos, que incluem instruções sobre embarque e desembarque de brigadistas e uso de dispositivos aéreos de ignição, são parte de um cronograma anual do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) e da Coordenação de Operações Aéreas (Coaer). A primeira etapa conta com a participação de 10 comandantes, mecânicos, operadores aerotáticos e brigadistas florestais. A segunda fase do treinamento está prevista para julho, em Brasília (DF).
Essas ações são uma preparação para o período crítico de incêndios florestais, declarado em fevereiro pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). A portaria que decretou emergência ambiental permite a contratação emergencial de brigadistas e a implementação de medidas preventivas para minimizar os impactos das queimadas.
Fonte: Siga a Notícia / Foto: Divulgação