Ventos destrutivos e chuvas torrenciais devem causar inundações ao longo da região sudeste do estado americano
Após deixar dois mortos em sua passagem pela Flórida, o furacão Idália perdeu força e atingiu na tarde desta quarta-feira a costa do estado da Geórgia com a intensidade de uma tempestade tropical.
Tirando sua força das águas quentes do Golfo do México, o Idália desencadeou ventos destrutivos e chuvas torrenciais que deveriam causar inundações de até 5 metros de profundidade ao longo da região sudeste da Geórgia e de partes orientais da Carolina do Norte e do Sul.
Essas regiões podem enfrentar de 100 a 200 milímetros de chuva até quinta-feira, com áreas isoladas registrando até 300 mm de chuva, alertou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC).
As autoridades da Geórgia monitoravam o sistema à medida em que o Idalia entrava no Estado. “Espero que esteja fora do Estado às 20h desta noite, talvez às 22h, e então poderemos começar a avaliar aqueles que foram atingidos primeiro”, disse o diretor da Agência de Gerenciamento de Emergências do Estado, James C. Stallings, em um briefing nesta quarta-feira.
A característica mais perigosa da tempestade é uma poderosa ressaca de ondas impulsionadas pelo vento, que deverá inundar áreas baixas, disseram as autoridades.
Fonte: R7